Glauco Diniz Duarte Viagens – Quantas retificas um motor aguenta
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, mais cedo ou mais tarde a motocicleta irá precisar de uma retífica no(s) cilindro(s). O tema é polêmico e divide opiniões, contrapondo-se ao ponto de vista alheio, talvez a pergunta mais inteligente seria: quando o assunto for retífica de motor, o que é melhor para o bolso do consumidor?
Na tentativa de consertar o motor podem vir à mente de alguns reparadores e também dos consumidores as seguintes dúvidas:
Vale a pena retificar o motor?
O motor irá durar muito?
Vai dar mais manutenção?
A melhor opção é troca do cilindro?
Vamos apresentar alguns argumentos para ajudar o reparador a decidir, porém duas coisas sempre vão pesar na hora da escolha, são elas: preço e a disponibilidade de peças de reposição. Portanto como montar a equação custo versus durabilidade?
Compensa restaurar o motor?
Exceto para os cilindros revestidos, os fabricantes fornecem pistões sob medida que dependendo do modelo de motocicleta permitem até quatro retíficas. Os pistões são fornecidos em diversas medidas que variam de STD (Stander) – 0,25mm – 0,50mm – 0,75mm e 1,00mm ou STD, 0,50mm e 1,00mm. Portanto conclui-se que pelo ponto de vista dos fabricantes, considerando a utilização de peças genuínas, o serviço de restauração é tecnicamente viável.
Peças genuínas, o fabricante controla a qualidade
Para o reparador pesa muito a experiência na hora da escolha, optar pela retífica e usar peças de qualidade duvidosa nem pensar, o profissional sabe que o barato sai caro, mas para toda regra há sempre uma exceção, tudo depende de quem paga o serviço.
De modo geral o reparador tem sempre que conciliar preço e qualidade, porém o mercado das grandes capitais oferece um mix de peças de reposição nacionais e importadas de boa qualidade e também peças com a durabilidade desconhecida, fica complicado combinar um kit de peças, há uma disputa confusa entre as peças niveladas nas qualidades: B, C e D (“A “é a peça genuína).
Cuidado com a escolha errada, retificar o motor e fazer a combinação de pistão e anéis de terceira linha pode ser um prejuízo que colocará em dúvida o procedimento de restauração do cilindro, a credibilidade da mão de obra do mecânico também entra no rol das dúvidas que de certa forma não tem nada a ver, mas na cabeça do cliente o reparador sempre será o responsável. Então, como evitar esse estrago?
No Brasil afora são muitas realidades, há clientes que não podem deixar a motocicleta parada por muito tempo, alguns são frotistas, motoboys, mototaxistas entre outros, por isso algumas oficinas propõem a troca e não a restauração do cilindro. Nas cidades mais distantes dos grandes centros nem sempre há retíficas especializadas em motocicletas, por isso a alternativa mais viável também é a troca do cilindro, o cliente paga um pouco mais pela peça original, mas fica satisfeito.
Peças de reposição de boa qualidade – pistão e anéis combinados ao cilindro retificado normalmente duram muito, é claro que a exatidão do trabalho de tornearia interfere na longevidade do motor. Talvez aqui o melhor caminho seja disponibilizar em estoque um conjunto de peças à base de troca, poupando o cliente do tempo de espera.
A retífica é o processo de alargamento do cilindro, o desbaste interno tem o objetivo de retirar riscos, ovalizações e outras deformações. As folgas excessivas, assim como as imperfeições geométricas do motor gasto, impedem que os anéis e o pistão se ajustem ao cilindro para realizar a vedação e assim proporcionar máxima eficiência ao desempenho da motocicleta, o bom resultado só é possível quando o pistão “corre” em uma superfície bem uniforme.
A usinagem retira uma camada superficial do cilindro, o trabalho visa a restaurar a circularidade da peça para permitir o acoplamento do novo pistão e jogo de anéis, proporcionalmente o que foi retirado das paredes de cada cilindro é compensado em acréscimo ao tamanho do pistão e anéis, ex.: se o motor estiver “STD” (stander) após a primeira retífica ele irá para 0,25mm, portanto o novo pistão será 0,25mm maior que o anterior, vale uma ressalva: há cilindros com desgastes profundos, o dano não permite apenas um passe de retífica, o defeito só será removido após o segundo passe, ou seja o motor vai de “STD” para 0,50mm.
Durante a realização do trabalho é deixada uma pequena folga entre o conjunto, o ajuste visa à dilatação de material e o espaço para o lubrificante. Essa folga é conhecida como tolerância, cada fabricante define um padrão e o reparador deve utilizar os dados como base para os diagnósticos.
Normalmente a retífica do cilindro é realizada por empresas especializadas, porém há oficinas que executam o serviço com a mesma exatidão.
O recondicionamento visa a recuperar as condições originais do motor, mas o desbaste interno aumentará o volume do cilindro, em outras palavras um pequeno acréscimo na cilindrada. O cilindro bem retificado, montado com peças de qualidade, resulta em durabilidade. O motor recupera o fôlego, volta a ser econômico e silencioso.
Equipamentos e as etapas da retífica de cilindros
No mercado de equipamentos a bronqueadora de cilindros é uma máquina que recupera cilindros de motocicletas nos diversos diâmetros, algumas são conhecidas como “sorveteiras”.
Na linha de duas rodas a variedade de cilindros é grande, o equipamento deve atender à gama de motores que variam de 50cc a 800cc de volumes unitários.
O nosso objetivo é apenas dar a ideia do serviço sem a pretensão de ser “expert” no assunto, visto que esse trabalho deve ser realizado por especialistas.
A retífica é feita em algumas etapas:
Inicialmente é realizada pelos processos de mandrilamento seguido de brunimento e as fases do trabalho geralmente são: desbaste, semi-acabamento e acabamento.
Normalmente a ferramenta utilizada é o mandril, esta é a razão para uma das etapas da operação se chamar mandrilamento, no nosso caso deve ser com a máxima precisão para que o acabamento superficial atue com as tolerâncias definidas nos manuais de serviços, do contrário o serviço será perdido e provavelmente a peça também. A ferramenta de corte possui algumas arestas (partes cortantes) que em movimento circular removem as camadas superficiais do cilindro.
O acabamento final pelo brunimento é um processo de usinagem por abrasão, esta etapa pode corrigir falhas da etapa anterior, consiste em alisar a parede do cilindro de tal maneira que se formem pequenas linhas cruzadas entre si, formando ângulos pré-definidos, o objetivo é reter o lubrificante para facilitar o movimento do pistão e anéis e assim evitar o travamento durante o funcionamento.
Diagrama de vales e superfícies das paredes do cilindro do motor
Retenção do lubrificante nas paredes do cilindro conforme a condição:
Antes do amaciamento do motor;
Motor amaciado;
Motor cansado (desgaste excessivo em alguns pontos da parede do cilindro).
Sintomas que indicam a necessidade de reparo ou troca do cilindro
O barulho pode ser um indicador de defeitos, mas não é base para o diagnóstico preciso, nem sempre irá aparecer um “tic-tic” na parte de cima do motor, os ruídos geralmente vem da soma do movimento e atrito das inúmeras peças do cabeçote e cilindro, a experiência do reparador é muito importante na hora de determinar até onde o funcionamento do motor está normal.
No motor nem sempre haverá um parâmetro que estabeleça diferenças entre os ruídos, o que é barulho estranho para um analista pode ser música para o ouvido do motociclista.
Também não há receita que diga qual a quilometragem que define o fim da vida útil do motor, tudo vai depender dos cuidados anteriores.
Os sinais indicadores que um motor precisa de retífica nem sempre serão claros e precisam ser investigados.
Ao abrir o motor o reparador pode se deparar com duas situações que irão determinar a troca do cilindro, ex.: riscos profundos na camisa que impossibilitam a retífica ou a peça já recebeu retíficas anteriores e não é possível sua recuperação pelo métodos tradicionais.
Durante a análise do defeito é importante ir um pouco além do óbvio e não ficar focado apenas nos itens envolvidos com o sintoma. O que seria uma simples retífica pode se transformar em uma abertura total do motor e uma alteração considerável no orçamento.
Fazendo a leitura da aparência do pistão acima (foto) percebe-se que a peça está com excesso de desgastes em uma das laterais, fruto do esforço excessivo durante o trabalho, o aspecto da imagem indica a possibilidade da biela estar desalinhada, a causa deverá ser investigada e solucionada.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
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Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
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Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.