Glauco Diniz Duarte conta que por décadas mais conhecida como retiro para tratamento de saúde e spa — por conta de suas famosas termas naturais e pela excelência do serviço oferecido pelo Gran Hotel, Termas de Chillán hoje atrai outro tipo de turista.
No inverno, esquiadores de todo o mundo tomam a pacata vila de assalto. Motivos não faltam. Localizadas a 400 quilômetros ao sul de Santiago, na província de Bio-Bio, os 30 quilômetros de pistas divididos em 32 pistas do complexo Nevados de Chillán são servidos por 8 meios de elevação para cobrir os 870 metros de desnível vertical.
Some-se a isso uma oferta gastronômica sólida, com bons restaurantes e café, hotéis variados e para todos os tipos de bolsos e a sedução que o cassino e o spa oferecem e você terá um dos destinos mais diversificados do inverno andino.
Uma certa confusão toma a mente dos turistas que tomam o destino de Chillán. A cidade em si fica 80 quilômetros a oeste do As Termas são administradas pelo excelente cinco estrelas Gran Hotel, enquanto que Nevados é o resort de esqui em si, conduzido por outra empresa e que conta com outras ofertas de hospedagem.
O estabelecimento mais emblemático da região é o Gran Hotel — considerado um dos melhores cinco estrelas do país. Todavia, há inúmeros outros estabelecimentos de quatro e três estrelas com acomodações modernas e bem mantidas, como o Hotel Nevados de Chillán, também na base da montanha. Para os pessoal mais jovem ou com orçamento mais curto a saída são o Hotel Pirimahuida, no caminho para a vila de Las Trancas.