Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Viagens – qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no brasil

Glauco Diniz Duarte Viagens - qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no brasil
Glauco Diniz Duarte Viagens – qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no brasil

Glauco Diniz Duarte Viagens – qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no brasil

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o Brasil, até novembro de 2018, possuía 160.217.905 kW de potência elétrica instalada, contabilizando todas as fontes, sendo renováveis ou não (excetuando a de matriz nuclear), segundo dados do Banco de Informação de Geração (BIG) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Daquele total, o Ceará foi responsável por 2,57 por cento da capacidade instalada nacional (4.115.735 KW), ficando em 13º lugar entre as unidades federativas. As principais matrizes energéticas do Estado são a termelétrica (55,32 por cento) e a eólica (47,53 por cento). Os estados de São Paulo, Pará, Paraná, e Minas Gerais lideram o ranking de produção de energia, incluindo todas as fontes. Juntos, esses Estados somam 46,49 por cento da capacidade instalada do país. Já o Distrito Federal, Acre e Roraima se destacam pela baixa produtividade, respondendo (juntos) por 0,27 por cento da produção nacional. O Brasil possui atualmente 7.150 empreendimentos em operação com diversas fontes utilizadas

Os dados estão no Ipece/Informe (nº 141 – Dezembro/2018) – Panorama da Produção de Energia Elétrica no Estado do Ceará: um Enfoque para a Matriz Eólica, que acaba de ser lançado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. De acordo com Cleyber Nascimento de Medeiros, analistas de Políticas Públicas da Gerência de Estatística, Geografia e Informação (Gegin) do Instituto, autor do trabalho juntamente com Rafaela Martins Leite Monteiro, assistente Técnica, o estudo tem por objetivo analisar a produção de energias renováveis no estado do Ceará, sua evolução e perspectivas, com destaque para a produção da matriz eólica. Ela observa que a produção de energia elétrica consiste em um importante insumo para o crescimento socioeconômico de qualquer país e que o acesso à energia é um indicador clássico utilizado na classificação das condições socioeconômicas de uma população, sendo um recurso primordial para o suprimento de quase todas as atividades básicas do ser humano.

Ele explica que o Ceará possui aproximadamente 93 por cento do seu território inseridos no clima semiárido, fato que proporciona condições climáticas específicas como escassez e irregularidade pluviométrica, índices de evaporação superiores aos de precipitação, gerando balanços hídricos anuais negativos, elevada incidência solar anual, recursos hídricos intermitentes, entre outras características geoambientais. Tais condicionantes ambientais – frisa – propiciam cenários tanto favoráveis quanto desfavoráveis à produção de diferentes fontes elétricas. Em relação às fontes eólica e solar, o Estado apresenta vantagens naturais competitivas, com índices superiores a diversos Estados do país. Já em relação à geração hidrelétrica, o Ceará apresenta baixa produtividade pela deficiência de recursos hídricos de superfície necessários a esse tipo de produção.

O documento constata uma concentração da produção energética no litoral do Estado, sobretudo, devido às melhores condições anemométricas. No que diz respeito à energia termelétrica, há uma maior concentração da produção na Região Metropolitana de Fortaleza, principalmente nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Maracanaú e São Gonçalo do Amarante, e em menor escala na região do Cariri, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Existe uma deficiência de infraestrutura energética nas regiões dos Sertões Central e de Canindé, área de grande potencialidade de geração solar fotovoltaica que pode vir a ser explorada e uma descentralização da produção eólica em direção a Serra da Ibiapaba, que apresenta boas condições anemométricas em função do relevo. De uma maneira geral, fica evidenciado que a produção energética do Estado se concentra no litoral tanto pela disponibilidade da infraestrutura, tanto pelas condições dos recursos naturais necessários, como o vento, por exemplo, quanto pela proximidade do mercado consumidor de maior demanda, sobretudo a Região Metropolitana de Fortaleza. 

PRODUÇÃO

A produção energética atual do Ceará apresenta uma maior participação do tipo termelétrica (52,32 por cento) acompanhada da eólica (47,53 por cento), sendo estas as principais matrizes a compor a capacidade instalada do Estado. Em seguida, tem-se a energia solar fotovoltaica (0,12 por cento) e a hídrica gerada por meio das Centrais Geradoras Hidrelétricas – CGH (0,03 por cento). No Ceará, a produção hidrelétrica é realizada por meio das Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH) que possuem capacidade de geração de até 1 MW de potência. O Estado conta com duas CGHs, a usina Taquara e a usina Figueiredo.  A usina Taquara localiza-se no município de Cariré, na região de planejamento do Sertão de Sobral, e barra o Rio Jaibaras. A CGH de Taquara é capaz de gerar 860 KW de potência. A Usina Figueiredo está localizada entre os municípios de Alto Santo e Iracema, na região do Vale do Jaguaribe e barra o Rio Figueiredo, sendo capaz de gerar 403 KW de potência. Essas duas usinas correspondem ao total de produção de energia hidrelétrica do Estado onde, somadas, possuem 1.263 KW de potência, e representam 0,03 por cento da produção estadual.

A localização geográfica do Nordeste brasileiro proporciona, em média, 2.500 horas de insolação por ano, viabilizando uma extensa área disponível para exploração da energia solar. Segundo análise do Atlas Solarimétrico do Ceará (2010), existe certa variação na radiação solar anual incidente no Estado e os menores índices de radiação concentram-se entre os meses de dezembro a maio, período de maior influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que proporciona maiores índices de precipitação e nebulosidade. Os meses de junho e julho ainda apresentam radiação média e, de agosto a novembro, período mais seco do Estado, ocorre os maiores valores de radiação solar incidente, assim como menor disponibilidade dos recursos hídricos. Ainda de acordo com o Atlas Solarimétrico (2010), os picos de insolação no Estado ocorrem durante o mês de outubro. A análise da insolação no Ceará ilustra a variação mensal na incidência de radiação. As médias foram calculadas para o ano de 2008 e estão dispostos em watt por metro quadrado (W/m²).

Cleyber Nascimento afirma que os índices de radiação são inconstantes durante o ano, possuem uma relação inversamente proporcional às condições pluviométricas e diretamente proporcionais as condições anemométricas. Por isso, mesmo com certa inconstância na disponibilidade deste recurso, ele pode ser usado como complementaridade às fontes hídricas e eólicas. Entretanto, existe uma subutilização desse potencial em todo o país, explicada por diversos fatores, principalmente, o elevado custo de sua produção, ainda muito oneroso no país devido ao alto preço dos equipamentos e insumos da produção. A tarifa de energia solar fotovoltaica é aproximadamente 40 por cento maior que a tarifa de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH). O único empreendimento de energia solar fotovoltaica em operação no Estado é a usina Tauá, localizada no município de mesmo nome, no Sertão dos Inhamuns, que é de propriedade da MPX Tauá Energia Solar Ltda. A Usina Tauá é capaz de gerar atualmente 5.000 KW de potência e corresponde a 0,12 por cento da produção do Estado.

Já a produção de energia proveniente de combustíveis fósseis no Ceará tem um peso significativo na matriz energética do Estado, uma vez que mais da metade (52,32 por cento) da energia produzida no Estado é pertence a essa matriz. Atualmente, o Ceará conta com 36 usinas em operação, sendo o óleo diesel (72,2 por cento) e o gás natural (16,6 por cento) as principais fontes, totalizando uma potência instalada de 2.153.158 KW. A Região Metropolitana de Fortaleza concentra 26 das 36 usinas desta fonte no Estado, com destaque para os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Caucaia. É importante ressaltar que o Ceará não conta com nenhuma usina de produção térmica proveniente de biomassa.

ENERGIA EÓLICA

O Ceará consolidou-se como um dos principais Estados geradores de energia eólica do país, sendo esta a segunda matriz na produção do Estado, correspondendo a 47,53 por cento da potência instalada do Ceará. Entre os Estados brasileiros, o Ceará é o terceiro na produção desta fonte, atrás somente do Rio Grande do Norte e da Bahia. Atualmente há 76 usinas eólicas em operação no Estado, que somam uma potência de 1.956.264 KW. A Região da Grande Fortaleza concentra a maior parte da potência total do Estado, com destaque para o município de Trairi, seguida da região do Litoral Norte, Litoral Leste, Litoral Oeste/Vale do Curu e Serra da Ibiapaba. A Tabela 6, a seguir, apresenta o resumo da capacidade instalada eólica no Ceará atinente ao mês de novembro de 2018.

As condições anemométricas proporcionam ao Ceará um ambiente propício ao aproveitamento eólico. O Estado está imerso na contínua circulação atmosférica subequatorial dos ventos alísios, intensificados pelas brisas marinhas ao longo da costa. No caso específico do Ceará, os ventos alísios são provenientes de uma extensa área oceânica livre de obstáculos, que proporciona notável intensidade, constância e baixa turbulência. Os ventos sobre o Ceará são mais intensos durante o dia e concentram-se entre os meses mais secos, de julho a dezembro, apresentando intensidade e constância notáveis. Essas condições naturais refletem na produtividade da matriz, haja vista a variação diária e mensal na geração elétrica desta fonte. mostra a distribuição média mensal da geração eólica no Estado do Ceará.

Glauco Diniz Duarte Viagens - qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no brasil
Glauco Diniz Duarte Viagens – qual a fonte de energia renovavel mais utilizada no brasil
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
A Rede 1Smile dentistas
A Rede 1Smile dentistas
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Energia Solar Fotovoltaica BH - GDE Solar
Energia Solar Fotovoltaica BH – GDE Solar
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Cymo – Empresa de consultoria em gestão
Cymo – Empresa de consultoria em gestão
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Otimização de sites - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Concertina e rede laminada - Security Barriers
Concertina e rede laminada – Security Barriers
SPA Maison do Banho _ Banho de Lua e massagens
SPA Maison do Banho _ Banho de Lua e massagens
Nacama Moda Íntima
Nacama Moda Íntima
Moda Íntima Nacama BH
Moda Íntima Nacama BH
Moda Íntima Nacama
Moda Íntima Nacama
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts