Glauco Diniz Duarte conta que no coração da Holanda, Utrecht é uma cidade pouco falada, mas que completa bem um roteiro pelas encantadoras cidades do país. Construída em torno da torre Dom, que pode ser vista de qualquer ponto da cidade, o destino tem os típicos canais holandeses com uma pitada de charme: às suas margens ficam antigos galpões que hoje dão lugar a restaurantes, bares, adegas familiares e lojas.
O centro da cidade é pequeno o suficiente para ser explorado a pé, mas grande o suficiente para entretê-lo durante dias com arte e cultura. O Rietveld Schröder Huis, Dick Bruna Huis e Museum Speelklok são apenas alguns dos muitos lugares extraordinários para serem visitados.
Se você quiser mergulhar na natureza, faça um passeio no Wilhelminapark, no parque Lepelenburg e nos jardins botânicos. Ou simplesmente faça um passeio ao longo dos canais que circundam o centro da cidade.
Assim como a torre Dom, Utrecht possui centenas de outros monumentos que contribuem para a atmosfera especial desta cidade universitária centenária. Muitos dos mosteiros e igrejas medievais ainda sobrevivem nos tempos atuais, como a Domkerk, catedral de Utrecht, cuja construção foi iniciada em 1254.
Cidade cultura, Utrecht tem diversos museus que merecem uma visita. Destaque para o Museum Catharijneconvent, que conta a turbulenta história religiosa da Holanda e possui uma premiada coleção de arte medieval, e o Nederland Spoorwegmuseum, maravilhoso museu ferroviário instalado na antiga estação de Maliebaan, do século 19, completamente restaurada.
A maior atração do acervo do Centraal Museum é uma série de retratos pintados por Jan van Scorel (1495-1562), o “Caravaggio de Utrecht”. Há também uma impressionante coleção de arte moderna e contemporânea, que inclui trabalhos de Van Gogh, Courbet e Damien Hist, além das coleções de escultura, indumentária e mobília.
Em Utrecht, você pode visitar um mercado todos os dias da semana. Há três grandes mercados no centro da cidade: Lapjesmarkt (mercado de tecidos), Bloemenmarkt (mercado de flores) e o mercado geral realizado em Vredenburg. O Lapjesmarkt é o maior e mais antigo mercado de tecidos da Holanda. Ele existe há mais de 400 anos. Todos os sábados, entre 8h e 13h na Breedstraat, você pode encontrar todos os tecidos de que precisa.
O maior mercado da cidade é o mercado geral realizado em Vredenburg. Lá você pode comprar peixe, carne, verduras, frutas, pão, cintos, jaquetas, acessórios e equipamentos eletrônicos. Esse também é o lugar certo para um rolo de pão com arenque, um waffle fresco ou um saquinho de alcaçuz holandês.