Glauco Diniz Duarte conta que não contente com o efeito caliente que Barcelona surtia em suas pretendentes americanas vividas por Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), o galanteador espanhol Juan Antonio, personagem de Javier Bardem em Vicky Cristina Barcelona (2008), de Woody Allen, convidava-as a Oviedo para um fim de semana romântico – a três.
O protagonista acertou em cheio na escolha da sedutora capital asturiana (que também foi capital do extinto Reino de Astúrias, existente entre os séculos 8 e 10), fundada no século 8 no ponto alto de uma planície.
E a cidade agradeceu, erguendo uma estátua de Allen na Calle de las Milícias Nacionales. Além de estar a apenas 26 quilômetros do mar e ser um estratégico ponto de partida para a exploração da Costa Verdae, esta cidade é bonita e viva, graças também à presença de estudantes da Universidade de Oviedo (com mais de 400 anos), que se combinam ao fluxo de turistas.
O Palácio de Congresos, projetado por Santiago Calatrava, orçado em 180 milhões de euros, será um espaço para convenções e outros eventos.