Glauco Diniz Duarte Viagens – Quantas retificas podem ser feitas no motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, mais cedo ou mais tarde a motocicleta irá precisar de uma retífica no(s) cilindro(s). O tema é polêmico e divide opiniões, contrapondo-se ao ponto de vista alheio, talvez a pergunta mais inteligente seria: quando o assunto for retífica de motor, o que é melhor para o bolso do consumidor?
Na tentativa de consertar o motor podem vir à mente de alguns reparadores e também dos consumidores as seguintes dúvidas:
Vale a pena retificar o motor?
O motor irá durar muito?
Vai dar mais manutenção?
A melhor opção é troca do cilindro?
Vamos apresentar alguns argumentos para ajudar o reparador a decidir, porém duas coisas sempre vão pesar na hora da escolha, são elas: preço e a disponibilidade de peças de reposição. Portanto como montar a equação custo versus durabilidade?
Compensa restaurar o motor?
Exceto para os cilindros revestidos, os fabricantes fornecem pistões sob medida que dependendo do modelo de motocicleta permitem até quatro retíficas. Os pistões são fornecidos em diversas medidas que variam de STD (Stander) – 0,25mm – 0,50mm – 0,75mm e 1,00mm ou STD, 0,50mm e 1,00mm. Portanto conclui-se que pelo ponto de vista dos fabricantes, considerando a utilização de peças genuínas, o serviço de restauração é tecnicamente viável.
Peças genuínas, o fabricante controla a qualidade
Para o reparador pesa muito a experiência na hora da escolha, optar pela retífica e usar peças de qualidade duvidosa nem pensar, o profissional sabe que o barato sai caro, mas para toda regra há sempre uma exceção, tudo depende de quem paga o serviço.
De modo geral o reparador tem sempre que conciliar preço e qualidade, porém o mercado das grandes capitais oferece um mix de peças de reposição nacionais e importadas de boa qualidade e também peças com a durabilidade desconhecida, fica complicado combinar um kit de peças, há uma disputa confusa entre as peças niveladas nas qualidades: B, C e D (“A “é a peça genuína).
Cuidado com a escolha errada, retificar o motor e fazer a combinação de pistão e anéis de terceira linha pode ser um prejuízo que colocará em dúvida o procedimento de restauração do cilindro, a credibilidade da mão de obra do mecânico também entra no rol das dúvidas que de certa forma não tem nada a ver, mas na cabeça do cliente o reparador sempre será o responsável. Então, como evitar esse estrago?
No Brasil afora são muitas realidades, há clientes que não podem deixar a motocicleta parada por muito tempo, alguns são frotistas, motoboys, mototaxistas entre outros, por isso algumas oficinas propõem a troca e não a restauração do cilindro. Nas cidades mais distantes dos grandes centros nem sempre há retíficas especializadas em motocicletas, por isso a alternativa mais viável também é a troca do cilindro, o cliente paga um pouco mais pela peça original, mas fica satisfeito.
Peças de reposição de boa qualidade – pistão e anéis combinados ao cilindro retificado normalmente duram muito, é claro que a exatidão do trabalho de tornearia interfere na longevidade do motor. Talvez aqui o melhor caminho seja disponibilizar em estoque um conjunto de peças à base de troca, poupando o cliente do tempo de espera.
Saiba mais em: https://www.retificatonucci.com.br/
O que é a retífica?
A retífica é o processo de alargamento do cilindro, o desbaste interno tem o objetivo de retirar riscos, ovalizações e outras deformações. As folgas excessivas, assim como as imperfeições geométricas do motor gasto, impedem que os anéis e o pistão se ajustem ao cilindro para realizar a vedação e assim proporcionar máxima eficiência ao desempenho da motocicleta, o bom resultado só é possível quando o pistão “corre” em uma superfície bem uniforme.
A usinagem retira uma camada superficial do cilindro, o trabalho visa a restaurar a circularidade da peça para permitir o acoplamento do novo pistão e jogo de anéis, proporcionalmente o que foi retirado das paredes de cada cilindro é compensado em acréscimo ao tamanho do pistão e anéis, ex.: se o motor estiver “STD” (stander) após a primeira retífica ele irá para 0,25mm, portanto o novo pistão será 0,25mm maior que o anterior, vale uma ressalva: há cilindros com desgastes profundos, o dano não permite apenas um passe de retífica, o defeito só será removido após o segundo passe, ou seja o motor vai de “STD” para 0,50mm.
Durante a realização do trabalho é deixada uma pequena folga entre o conjunto, o ajuste visa à dilatação de material e o espaço para o lubrificante. Essa folga é conhecida como tolerância, cada fabricante define um padrão e o reparador deve utilizar os dados como base para os diagnósticos.
Normalmente a retífica do cilindro é realizada por empresas especializadas, porém há oficinas que executam o serviço com a mesma exatidão.
O recondicionamento visa a recuperar as condições originais do motor, mas o desbaste interno aumentará o volume do cilindro, em outras palavras um pequeno acréscimo na cilindrada. O cilindro bem retificado, montado com peças de qualidade, resulta em durabilidade. O motor recupera o fôlego, volta a ser econômico e silencioso.
Equipamentos e as etapas da retífica de cilindros
No mercado de equipamentos a bronqueadora de cilindros é uma máquina que recupera cilindros de motocicletas nos diversos diâmetros, algumas são conhecidas como “sorveteiras”.
Na linha de duas rodas a variedade de cilindros é grande, o equipamento deve atender à gama de motores que variam de 50cc a 800cc de volumes unitários.
O nosso objetivo é apenas dar a ideia do serviço sem a pretensão de ser “expert” no assunto, visto que esse trabalho deve ser realizado por especialistas.
A retífica é feita em algumas etapas:
Inicialmente é realizada pelos processos de mandrilamento seguido de brunimento e as fases do trabalho geralmente são: desbaste, semi-acabamento e acabamento.
Normalmente a ferramenta utilizada é o mandril, esta é a razão para uma das etapas da operação se chamar mandrilamento, no nosso caso deve ser com a máxima precisão para que o acabamento superficial atue com as tolerâncias definidas nos manuais de serviços, do contrário o serviço será perdido e provavelmente a peça também. A ferramenta de corte possui algumas arestas (partes cortantes) que em movimento circular removem as camadas superficiais do cilindro.
O acabamento final pelo brunimento é um processo de usinagem por abrasão, esta etapa pode corrigir falhas da etapa anterior, consiste em alisar a parede do cilindro de tal maneira que se formem pequenas linhas cruzadas entre si, formando ângulos pré-definidos, o objetivo é reter o lubrificante para facilitar o movimento do pistão e anéis e assim evitar o travamento durante o funcionamento.
Diagrama de vales e superfícies das paredes do cilindro do motor
Retenção do lubrificante nas paredes do cilindro conforme a condição:
-
Antes do amaciamento do motor;
-
Motor amaciado;
-
Motor cansado (desgaste excessivo em alguns pontos da parede do cilindro).
Sintomas que indicam a necessidade de reparo ou troca do cilindro
O barulho pode ser um indicador de defeitos, mas não é base para o diagnóstico preciso, nem sempre irá aparecer um “tic-tic” na parte de cima do motor, os ruídos geralmente vem da soma do movimento e atrito das inúmeras peças do cabeçote e cilindro, a experiência do reparador é muito importante na hora de determinar até onde o funcionamento do motor está normal.
No motor nem sempre haverá um parâmetro que estabeleça diferenças entre os ruídos, o que é barulho estranho para um analista pode ser música para o ouvido do motociclista.
Também não há receita que diga qual a quilometragem que define o fim da vida útil do motor, tudo vai depender dos cuidados anteriores.
Os sinais indicadores que um motor precisa de retífica nem sempre serão claros e precisam ser investigados.
Ao abrir o motor o reparador pode se deparar com duas situações que irão determinar a troca do cilindro, ex.: riscos profundos na camisa que impossibilitam a retífica ou a peça já recebeu retíficas anteriores e não é possível sua recuperação pelo métodos tradicionais.
Durante a análise do defeito é importante ir um pouco além do óbvio e não ficar focado apenas nos itens envolvidos com o sintoma. O que seria uma simples retífica pode se transformar em uma abertura total do motor e uma alteração considerável no orçamento.
Fazendo a leitura da aparência do pistão acima (foto) percebe-se que a peça está com excesso de desgastes em uma das laterais, fruto do esforço excessivo durante o trabalho, o aspecto da imagem indica a possibilidade da biela estar desalinhada, a causa deverá ser investigada e solucionada.
Desconto na conta de luz da Cemig!
apartamentos para comprar em BH
apartamento a venda BH
apartamento em Belo Horizonte
construtoras em Belo Horizonte
imóveis a venda em BH
coberturas a venda em BH
apartamento em BH
apartamento para comprar em BH
comprar apartamento BH
apartamento BH
construtora BH
imóveis BH
apartamento a venda em BH
Construtora Anima Signature
Construtora Anima Engenharia
Apartamento a venda centro sul de Bh
Apartamento a venda São Pedro BH
Apartamento a venda Anchieta
Apartamento a venda Sion
Apartamento a venda Serra
Apartamentos de luxo Anima
Apartamentos Anima Engenharia
Apartamentos Anima Signature
Apartamentos Anima
Anima Signature
Anima Engenharia
construtora em BH
construtora em Belo Horizonte
construtora Belo Horizonte
bairro nobre de BH
apartamento Gutierrez
apartamento Sion
apartamento Savassi
construtoras em BH e região
melhores construtoras em BH
apartamento de alto luxo BH
apartamento na serra BH
apartamento Anchieta
apartamento São Pedro
apartamento funcionários
lista de construtoras em BH
melhores construtoras de BH
rua Anchieta padre Eustáquio
apartamento serra BH
imóveis alto luxo BH
apartamento na Savassi
apartamento a venda Savassi
construtoras de BH
apartamento a venda serra BH
apartamento a venda no Sion
construtoras em BH trabalhe conosco
apartamento a venda na Savassi
construtora em BH famosas
empreendimentos em BH
apartamento no Sion
construtoras em BH apartamentos na planta
apartamento bairro Serra BH
construtora residencial BH
construtora de luxo em BH
apartamento a venda no Anchieta
apartamento são Pedro
apartamento venda serra BH
imobiliária alto luxo BH
apartamento Sion 3 quartos
empresa de construção civil BH
apartamento 4 quartos Sion
apartamento Savassi 3 quartos
Savassi apartamento
apartamento 4 quartos serra BH
apartamento a venda no bairro Serra BH
apartamento a venda na serra BH
apartamento venda Savassi
comprar apartamento Savassi
Savassi imóveis
melhor construtora de BH
apartamento a venda bairro Serra BH
apartamento vila da serra BH
incorporadoras em BH
apartamento Savassi comprar
apartamento venda Sion
apartamento 3 quartos Savassi
maiores construtoras de BH
empreendimentos BH
construtoras de apartamentos em BH
condomínio edifício Anchieta
área privativa funcionários
grandes construtoras em BH
apartamento a venda são Pedro
BH construtora
construtoras BH apartamentos
apartamento Savassi venda
apartamento 3 quartos Sion
apartamento Sion venda
apartamento a venda funcionários
construtoras de alto luxo em BH
apartamento funcionários
apartamento Sion comprar
construtora apartamento BH
principais construtoras de BH
empreendimento Anchieta
apartamento bairro funcionários
apartamento Anchieta venda
apartamento alto luxo BH
construtoras em BH MG
incorporadora BH
cobertura a venda na Savassi
construtora alto padrão BH
apartamento em são Pedro
apartamento na Savassi para comprar
apartamento em são Pedro
apartamento Savassi Belo Horizonte
apartamento 4 quartos Savassi
apartamento Sion Belo Horizonte
apartamento bairro Sion Belo Horizonte
apartamento no Anchieta
apartamento bairro são Pedro
apartamento Sion a venda
apartamento são Pedro Belo Horizonte
imóveis alto luxo BH
construtora alto luxo BH
apartamento a venda na Savassi Belo Horizonte
Anchieta apartamento
apartamento bairro Sion
comprar apartamento na Savassi
apartamento 4 quartos funcionários
apartamento bairro Anchieta
apartamento Anchieta Belo Horizonte
Netimoveis sion
apartamento no funcionários
imóveis Sion
apartamento no Sion Belo Horizonte
apartamento bairro funcionários
apartamento Carmo Sion
4 quartos Sion
apartamento bairro São Pedro
venda apartamento Sion
apartamento no bairro são Pedro
Savassi imobiliária
condomínio são Pedro colina de laranjeiras
Parque Del Sol cidade dos funcionários
residencial Pedro moro são José dos pinhais
residencial Anchieta venda
condomínio Riverside Morumbi
Cdhu padre Anchieta
residencial Pedro moro
apartamentos são Pedro do sul
são Paulo apartamentos afurada
residencial Buena vista são José dos pinhais
apartamento via Anchieta
sítios à venda em águas de são Pedro
alto luxo BH imóveis
apartamento 3 quartos BH
imóveis a venda Belo Horizonte
apartamento cobertura BH
apartamento santo Agostinho BH
apartamento 3 quartos Belo Horizonte
apartamento 4 quartos BH
apartamento na planta Belo Horizonte
apartamento funcionários BH
comprar apartamento em BH
comprar imóvel BH