Glauco Diniz Duarte Viagem – Porque motor diesel é mais forte
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, conceitualmente, manutenção preventiva está relacionada a revisão e/ou troca de um ou mais componentes antes que ocorra a falha. Em outras palavras, se determinada peça tem uma tendência a falhar com uma certa quantidade de quilômetros rodados ou horas máquina realizadas, a manutenção preventiva deve acontecer antes desse período, eliminando o risco.
Por isso, as revisões são programadas periodicamente para evitar a perda de função de alguns componentes. Um bom exemplo é o lubrificante, cujas reservas alcalinas são consumidas em um determinado tempo de uso, perdendo sua eficiência após esse período.
A manutenção preventiva é a melhor forma de se economizar quando se trata da correta conservação do seu carro. E isso é muito benéfico. Ao se antecipar aos problemas, você com certeza gastará menos que uma manutenção corretiva. Além disso, por ser mais rápida, a otimização do tempo da realização do serviço também é melhorada e você fica com o seu veículo menos tempo parado.
Quando todo o sistema do carro está funcionando corretamente com a manutenção antecipada, o desempenho, consumo e segurança também são garantidos. Você se protege contra potenciais falhas mecânicas e pode diminuir o risco de acidentes, além disso, evita multas por problemas ligados a itens obrigatórios do veículo.
E como surgiu o motor a diesel?
Para iniciarmos nosso papo sobre manutenção de motor a diesel, nada melhor que saber como ele foi inventado. Quem poderia imaginar que o surgimento do motor a diesel foi quase que por acaso?
Mas foi. No ano de 1893, o engenheiro francês, porém filho de alemães (por isso o nome), Rudolf Diesel (1858 – 1913) buscava aperfeiçoar as máquinas de vapor da época quando começou a pesquisar sobre um motor de ignição por compressão.
O resultado de suas pesquisas o fez escrever o livro Teoria e construção de um motor térmico racional. A base da sua teoria era o princípio básico de como o motor a diesel trabalha, comprimir rapidamente o ar no motor e injetar combustível, provocando assim uma autoignição.
Com a teoria em mãos, contou com a parceria da empresa alemã MAN (hoje do grupo Volkswagen) para, em 1897, construir o primeiro motor a diesel da história. O grande diferencial dessa nova concepção era o alto grau de rendimento com baixo consumo de combustível.
E como funciona o motor a diesel?
Similar ao motor a gasolina do Ciclo Otto, o motor a diesel transforma energia térmica em mecânica, a combustão acontece dentro do cilindro do motor e segue o mesmo princípio dos 4 tempos do ciclo Otto: Admissão, compressão, combustão e descarga.
O primeiro tempo começa com a admissão, quando o ar é alimentado sob pressão da turboalimentação através da válvula de entrada. O segundo tempo é a compressão, onde o pistão sobe comprimindo esse ar admitido dentro do cilindro. Aqui acontece a ignição, em que o óleo a diesel é injetado diretamente nesse ar já comprimido, em uma temperatura altíssima, causando uma combustão instantânea, forçando o pistão para baixo. O último ciclo, o de descarga ou também chamado de exaustão, é responsável por expelir todo os gases formados na ignição com o movimento ascendente do pistão, deixando o sistema pronto para a repetição do processo.
Para facilitar a compreensão, elencamos três grandes diferenças em comparação ao motor de ciclo Otto a gasolina de 4 tempos:
Ignição: Enquanto a ignição dos motores a gasolina dá-se a partir de uma faísca elétrica gerada pela vela de ignição antes da máxima compressão na câmara de explosão (dentro do cilindro), no motor a diesel a combustão acontece quando o combustível é injetado e inflamado pelas altas temperaturas geradas pela alta pressão dentro da câmara de combustão.
Taxa de compressão: enquanto no motor a gasolina a taxa varia entre 8:1 a 12:1, no motor a diesel a variação é de 16:1 a 18:1. Para lidar com essa taxa maior, o motor a diesel apresenta maior robustez e seus componentes mais resistência. Graças também à essa taxa mais alta, o motor a óleo diesel tem um maior rendimento, mais eficiência e torque (força).
Por isso, veículos de capacidade de carga de, no mínimo, uma tonelada e movidos a diesel tem a sua comercialização liberada pela legislação brasileira vigente, sendo a melhor opção para o transporte de cargas pesadas.
Injeção eletrônica: Como todos os tipos de injeção, sua função é misturar o combustível ao oxigênio (comburente). A grande diferença entre a injeção direta, comumente aplicada ao motor a diesel, e a indireta, convencionalmente utilizada no motor a gasolina de ciclo Otto, é a posição do bico injetor.
Na injeção direta, diretamente dentro da câmara de combustão. Na indireta, se localiza no cabeçote, antes da válvula de admissão.
Mas o que isso significa na prática?
Na direta, é somente injetado o diesel na câmara, já com o oxigênio pressurizado e em alta temperatura aguardando o combustível para efetuar a combustão – sem a necessidade de uma faísca elétrica (vela) – como no motor a gasolina.
E, a injeção indireta atua somente quando a válvula de admissão está aberta e, juntamente com o ar aspirado, cria a mistura dentro da câmara, em uma pressão menor, onde a vela gera a faísca que causa a combustão.
Uma curiosidade interessante é que as montadoras estão investindo na tecnologia de injeção direta também nos motores a gasolina/flex, chamada de GDI. Tecnologia essa muito encontrada nos motores mais modernos dos últimos lançamentos automotivos, especialmente nos novos motores tricilíndricos turboalimentados.
É verdade que motor a diesel tem a mecânica mais complexa que a gasolina?
O motor a diesel tem fama de ser mais resistente, e é. Seus componentes são mais robustos para aguentarem a alta compressão do funcionamento do motor. A mão de obra deve ser altamente especializada e, por isso, mais escassa.
Embora sua parte elétrica não seja complexa – já que até a ignição se dá sem uso dela -, esse tipo de motor evoluiu muito nos últimos anos, especialmente para se enquadrarem nas regras de emissão de poluentes mundiais, cada vez mais exigentes (ainda bem). Com isso, ganharam um banho de eletrônica e se tornaram mais limpos, porém mais suscetíveis a potenciais problemas e possuem uma manutenção mais cara.
Outro fator que colabora muito para a complexidade do motor a diesel é o sistema de injeção de combustível. As bombas injetoras utilizadas antigamente tinham uma relação direta com o atraso de ignição do motor e precisavam ter o sincronismo perfeito para o seu correto funcionamento. Atualmente carros leves a diesel utilizam sistema de alta pressão de combustível, minimizando a ocorrência da dessincronização do sistema de ignição.
Quais são os pontos principais para se atentar à manutenção de um carro leve a diesel?
Filtro de combustível
A cada troca do óleo lubrificante, o filtro de combustível deve ser verificado. Recomenda-se a troca conforme o manual do fabricante. Caso esteja escuro, deve ser substituído e uma revisão completa no sistema de alimentação deve ser feita por um especialista.
Veículos que rodam bastante devem ter essa troca realizada em períodos mais curtos para que a peça tenha um bom desempenho e controle a emissão de poluentes.
A PROD possui soluções que contribuem com o aumento da vida útil do óleo lubrificante e evita a troca antecipada do filtro de combustível. Vale a pena consultar.
Aditivo para combustível
O uso do aditivo para combustível Limpeza de Sistema de Injeção Diesel, da PROD proporciona os seguintes benefícios:
Restaura as condições originais de consumo e potência
Permite que a maior potência esteja sempre disponível
Otimiza o consumo de combustível
Evita problemas com entupimento dos injetores e reduz a emissão de poluentes
Proporciona uma maior estabilidade durante armazenagem do diesel, evitando a borra oxidativa ou o verniz
Age como antioxidante e anticorrosivo, prevenindo também o envelhecimento precoce do combustível
Filtro de ar
Tem como objetivo reter as partículas sólidas e impurezas do ar. Sua troca deve acontecer também juntamente com a troca do óleo lubrificante. Caso não receba a atenção necessária, pode ocasionar a emissão de fumaça negra e consequente perda de potência, aumento no consumo de combustível, impurezas no cilindro, desgaste prematuro dos componentes, sérios danos no turbo compressor e contaminação do óleo lubrificante.
Casos extremos, as consequências de um filtro de ar de baixa qualidade ou não trocado no prazo correto são enormes. Aumento de componentes metálicos e sílica no óleo lubrificante são fortes indícios de problemas oriundos do filtro de ar, podendo resultar em desgaste de componentes do motor como camisas e anéis.
Tem como funções lubrificar, proteger as superfícies metálicas, combatendo os ácidos de combustão e preservando assim os componentes da corrosão ácida, refrigerar, vedar, limpar e manter limpo todo o motor ao dispersar pequenas sujeiras do sistema. É muito importante que seja seguido estritamente o direcional do fabricante. Invista em óleo lubrificante de qualidade e específico para o tipo de motor, pois ele varia de acordo com o projeto e tecnologia do motor. A sua aplicação de forma errada pode ocasionar a formação de borras, obstrução e o desgaste prematuro do motor.
Dica bônus:
Muito se fala sobre o uso de aditivos para lubrificantes. É importante que tenha cuidado ao fazer uso de qualquer tipo de aditivo para lubrificante ou condicionador de metais, porque embora benéficos, se faz necessário uma avaliação prévia das condições do seu veículo e seu uso a fim de evitar futuros problemas. Consulte um especialista antes.
Filtro de óleo lubrificante
Retém partículas metálicas geradas pelo atrito das partes móveis e resíduos carbonizados gerados pela combustão do motor. A sua substituição deve acontecer juntamente com a troca do óleo do motor. Problemas decorrentes da não substituição: Saturação e obstrução por contaminantes, baixo fluxo e pressão do óleo no sistema e desgaste das partes móveis do motor.
Turboalimentação e intercooler
Hoje em dia todos os motores a diesel são equipados com os sistemas turbo e intercooler. Isso permite que o volume da massa de ar que entra no cilindro seja maior, ocasionando um aumento de torque (força).
Além disso, o fato permite que os motores estejam preparados para lidar com um boost superior, reduzindo as perdas no momento de admissão, deixando o motor ainda mais eficiente e diminuindo o turbolag (a demora em o turbo “encher” e despejar o torque já em baixa rotação).
O sistema de turboalimentação, se forem feitas as devidas manutenções não costuma quebrar. Os problemas podem aparecer por sujeiras nos filtros, bomba injetora desregulada ou óleo lubrificante vencido.
Dica bônus:
Por isso é de extrema importância que se atente à condição do filtro de ar, a limpeza das mangueiras, conexões e tubulação da linha de lubrificante, verificando se não estão ressecadas, dobradas ou amassadas e, por último, mas não menos importante, troque o filtro no período indicado pelo fabricante.
Líquido de arrefecimento
Durante o correto funcionamento do motor, boa parte da energia do combustível se transforma em calor, a maior parte é eliminada pelo escapamento. Entretanto, o restante é dissipado pela água, óleo e ar e, é nessa parte que atua o sistema de arrefecimento.
Os principais problemas podem ocorrer pela falta de manutenção preventiva e perda de parte do líquido de arrefecimento. Para o segundo problema desaconselhamos o costume de preencher com água comum, isso pode causar um gigante prejuízo a curto prazo.
O ideal é fazer uma avaliação com um especialista para identificar possíveis vazamentos e, em caso de realmente existir um, verificar se o tamanho do dano é grande o suficiente para que o líquido vaze e entre em contato com alguma parte quente do motor, o que causaria um problema ainda maior.
Aconselhamos no momento da manutenção preventiva do fluido, seguir estritamente o indicado pelo fabricante que fornece a proporção ideal entre água desmineralizada e aditivo recomendado.
Nós da PROD temos soluções para o líquido de Arrefecimento PRONTO PARA USO E CONCENTRADO.
Correias de acessórios
São componentes do sistema que são responsáveis por acionar itens essenciais para o correto funcionamento do motor que são: alternador, ar condicionado, sistema de direção elétrica ou hidráulica.
Devem ser verificados quanto à existência de rachaduras e fissuras, desgaste excessivo, alinhamento entre polias, tensão correta e contaminação por graxa ou óleo. É um item cuja troca deve seguir o plano de manutenção periódica fornecido pelo fabricante ou caso alguma das avarias citadas seja identificada.
Sistema DPF e EGR
O Filtro de partículas de diesel tem como objetivo eliminar as partículas de diesel dos escapes dos veículos, juntamente com o EGR que é a Recirculação dos Gases de Escape. Serve para reciclar os gases dentro do motor, diminuindo assim a formação de óxido de nitrogênio, antes de serem expelidos pelo escapamento.
Quando apresentam problemas, podem aumentar o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes na exaustão.
O ponto de atenção aqui é a limpeza dos componentes que é a principal causa de problemas geralmente não necessitando de substituição.
Vale destacar que os aditivos PROD diminuem os ciclos de autolimpeza (regeneração) do filtro DPF, evitando gastos e problemas futuros. Além do mais, a PROD traz o REGENERADOR DPF para concessionárias e oficinas com formulação premium para limpeza profunda do sistema. Saiba mais (link)
Contaminação do sistema de combustível
Uma das principais causas do desgaste prematuro do sistema de injeção, a contaminação do combustível, pode acontecer por duas razões:
Por água
A água no combustível pode surgir pela condensação dentro dos tanques em decorrência da mudança de temperatura, seja pelo uso ou mesmo pelo armazenamento; ou pelo uso de um diesel de baixa qualidade ou, por último, pela limpeza inadequada dos tanques, podendo deixar um resíduo de água no componente.
Por micropartículas
Podem entrar por tampas mal vedadas ou respiros abertos, também durante o uso ou no momento de armazenamento. Também pode acontecer pelo uso de filtros que não seguem as especificações exigidas pelo fabricante ou mesmo pelo desgaste do equipamento que impede seu correto funcionamento, barrando essas micropartículas.
O que essa contaminação pode ocasionar:
Proliferação microbiana.
Formação de borras oxidativa e microbiana.
Obstrução de filtro e tubo de sucção.
Corrosão de componentes metálicos como bomba e bicos injetores.
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Dra. Flávia Freitas
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
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Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
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Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
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Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.