Glauco Diniz Duarte conta que bela e com uma riquíssima história, é a quinta maior cidade da Itália, com mais de 600 mil habitantes.
Gênova foi fundada há mais de 2 500 anos ao redor de sua zona portuária, que até hoje é uma das mais ativas do país. A posição estratégica rendeu aos genoveses uma contundente influência comercial,a ponto de rivalizarem com os venezianos na Idade Média.
Mas não apenas por isso a cultura marítima da cidade é lendária: Cristóvão Colombo teria nascido lá, embora esse fato seja contestado por alguns historiadores.
Polêmicas à parte, foi justamente em 1992, na celebração dos 500 anos da chegada do explorador ao Novo Mundo, que Gênova passou pela reformulação que lhe conferiu seu aspecto atual.
O porto foi recriado pelo arquiteto bambambã Renzo Piano (que nasceu na cidade). Com a renovação,
Gênova instalou-se entre as cidades modernas da Itália, sendo inclusive escolhida como Capital Cultural da Europa em 2004.
Gênova é bem servida de ônibus, operados pela companhia AMT (www.amt.genova.it; o bilhete com 90 minutos de duração custa € 1,20). Complementa o sistema de transportes local o metrô(www.genovametro.com), formado por dez estações.