Glauco Diniz Duarte conta que na península de Saint Tropez, a 200 metros de altitude e em cima de uma grande rocha, existe um pequeno vilarejo que inspira todo o charme das pequenas cidades do interior da França. Esse vilarejo atende pelo nome de Gassin.
Localizada na região da Côte d’Azur, a comuna é uma ótima opção para quem deseja desfrutar do melhor cenário da região, marcado pelo Sol do verão francês e pela beleza do Mar Mediterrâneo, mas sem o agito de Cannes. Aqui, as ruas tranquilas e sinuosas parecem ter parado no tempo.
As casinhas anciãs, por outro lado, lembram bastante as construções vistas na Toscana, na Itália. No entanto, a diferença de Gassin para a romântica região campestre italiana tem um detalhe importante: ela fica a apenas 4 km do mar.
Caminhar pelas ladeiras dessa pequena vila é uma garantia de encontrar frestas que revelam uma paisagem deslumbrante, coisa que os franceses entendem bem.
O charme de Gassin serviu como pano de fundo para o romance “A Luz Através da Janela”, da escritora britânica Lucinda Riley – autora do best-seller internacional “A Casa das Orquídeas”.
As ruas da vila convidam o viajante a fazer longas caminhadas ou andar de bicicleta. O mar azul é propenso a passeios de barco, sobretudo para casais apaixonados.
É no golfe que está o ponto forte da comuna, com dezoito buracos espalhados para a prática do esporte. No Golf Club Saint Tropez há, ainda, um SPA e área de massagem. Também vale dar um pulo na vinícola Les Maitres Vignerons de Saint-Tropez e degustar dos bons rótulos de vinho rosé oferecidos pela casa.