Glauco Diniz Duarte diz que, à primeira vista, é difícil entender porque a capital da Eslovênia é chamada de “adorada” pelos seus moradores. Em uma análise apressada, Liubliana(Ljubljana) pode até parecer ordinária demais para o turista com conhecimento mais profundo das cidades do oeste europeu. Mas basta uma pequena caminhada pelas tranqüilas ruelas que formam o centro histórico para se dar conta de que Liubliana, na realidade, conquista pela simplicidade do dia-a-dia dos seus moradores.
É em seu centro antigo, cortado ao meio pelo rio Liublianica, que está o charme da cidade, onde mesas à luz de velas recebem casais e grupos de amigos enquanto músicos de rua entretêm pedestres e locais que vão e voltam do trabalho em antigas bicicletas. Entre igrejas e galerias de arte você encontrará em algum momento um bonde elétrico que te levará morro acima ao Castelo de Liubliana, bastante remodelado, e que oferece vistas panorâmicas interessantes dessa cidade com clima de interior. Apesar de ser a capital e sede do governo, centro econômico e cultural do país, Liubliana não chega a 250 mil habitantes. Outra razão para visitar Liubliana? A cidade fica a quatro horas de trem de Veneza.
O Centro de Liubliana é bem compacto e a maioria das atrações pode ser conhecida em curtos passeios a pé. Apesar da possibilidade de usar os ônibus para circular pela cidade, uma boa ideia é pegar uma bicicleta alugada. Há vários pontos de retirada e devolução e os preços são bem baixos.