Glauco Diniz Duarte Viagens – Durabilidade do motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os motores a diesel são cada vez mais sofisticados, por isso acaba sendo mais difícil que tenham algum problema, apesar de serem mais caros de reparar. Nos tempos de hoje, economizar no arranjo e manutenção do carro e prolongar sua vida útil é uma ótima ideia.
Em primeiro lugar, não esqueça de seguir sempre o plano de manutençãoespecificado pelo fabricante no manual. Você deve cumprir com os prazos de revisão e estar atento ao tipo de óleo e outras peças que deve repor.
Não se deveparar o motor de repentelogo após circular pela estrada ou pela serra. É necessário esperar, no mínimo, um minuto, pois o óleo quente na turbina pode carbonizar e poderia romper o turbo.
É bastante recomendável não “apressar” muito o tanque. Deve encher sempre o tanque quando o indicador marcar um quarto de capacidade, pois no caso do diesel as impurezas do combustível se acumulam no fundo e poderiam passar ao sistema de alimentação, danificando-o por completo.
Caso um camião cisterna esteja abastecendoem um posto de gasolina, você nunca deve abastecerpois poderiam entrar impurezas e umidade no seu carro. Em qualquer caso é necessário esperar, no mínimo, uma hora desde o abastecimento.
Você deve controlar de forma periódica o nível de óleo. Um nível muito baixo poderia provocar graves problemas no motor, enquanto que um nível muito alto poderia danificar o tubo ou as juntas. Para revisá-lo, é necessário ter o carro em superfície plana e o motor frio.
Antes de sair com o carro, deve esperar 10 segundosmais ou menos até que o motor esquente. Desta forma, a bomba do óleo tem tempo suficiente para lubrificar o motor inteiro.
Purgar o filtro de combustívelde forma periódica também é muito importante, pois assim você evita que a umidade do combustível afete o sistema de injeção. Quando levar o carro para a revisão, peça que eles purguem o mesmo.
Deve-se trocar o filtro de combustívela cada 60.000 km aproximadamente. Graças a isso, evitará que entrem impurezas no sistema de injeção que possam danificá-lo.
Você deve controlar as revoluções, pois ao circular com o motor por baixo de 2.000 rpm e acelerar sem reduzir a marcha podem ser provocados vários problemas a curto prazo. Principalmente, porque se gera mais carbono na combustão, reduzindo a vida útil da válvula EGR do catalisador, fazendo o motor sofrer mais e provocando desgastes e vibrações.
Por último, deve-se evitar o uso de biodiesel, pois contém mais umidade que a gasolina e pode chegar a provocar problemas no sistema de injeção.