Glauco Diniz Duarte Viagens – Unidade injetora o que é
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, ao falar em unidades injetoras, estamos falando em peças muito importantes e de alto valor. Desse modo, ao substituí-las é preciso avaliar com cuidado as opções disponíveis, não só em relação ao custo, mas também à durabilidade. Nesse sentido, a unidade injetora reman costuma ser a alternativa de melhor custo benefício. Isso, desde que o processo de remanufatura seja feito da forma correta.
NECESSIDADE DE TROCAR COMPONENTES
Muitas empresas que fazem a remanufatura de unidades injetoras insistem em não trocar determinados componentes. Seja por ignorância, má fé ou para conseguir oferecer um preço mais baixo, infelizmente, tem muita gente agindo dessa forma no mercado. No entanto, alguns componentes não tem jeito, se estiverem desgastados, PRECISAM SER TROCADOS SIM. Do contrário, a durabilidade ficará severamente prejudicada, podendo até mesmo provocar problemas mais sérios no motor.
O resultado disso? Mais tempo de máquina parada e necessidade de gastar novamente com a substituição ou reparo da unidade. Ou seja, prejuízo na certa.
Baseado na nossa experiência e aprendizado de mais de 20 anos trabalhando com unidades HEUI, os principais itens de desgaste que sempre ou na maioria das vezes precisam ser trocados são:
Ponteiras: Nesse tipo de sistema, a vida útil da ponteira é de 10.000 horas em média. Trata-se de um componente que sofre bastante com contaminação e desgaste natural, por isso, precisa ser substituído. É preciso ter muita atenção à qualidade da peça nova que será colocada, já que este componente exerce função importantíssima na injeção do combustível.
Válvula de estanque da agulha: Outro componente que sofre bastante desgaste, além disso, muitas vezes é o responsável pela contaminação do fluido lubrificante. Não tem recuperação, tem que trocar por uma nova.
Elemento bombeador: Deve ser substituído por um novo.
Pistão intensificador: Aciona o elemento através da força hidráulica do injetor. Portanto, tem um papel fundamental. Em geral, deve ser trocado.
Reparos internos: Os anéis internos, do pistão, da porca e de vedação da agulha devem ser substituídos por outros de qualidade igual ou superior.
Válvula direcional: Quando desgastada ou travada, precisa ser trocada.
Válvula poppet: Em geral, trava por conta de desgaste, precisa ser trocada.
Bobina: Quando muito danificada, com indutância muito baixa, entre outros problemas deve ser trocada. Às vezes dá para aproveitar.
Só para concluir, é importante ressaltar que muitos desses componentes são até baratos se comparados com o prejuízo que podem causar se não forem substituídos ou se forem trocados por outros de má qualidade.