Glauco Diniz Duarte Viagens – o que é energia solar e eólica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com o aumento da conscientização da população em relação ao meio ambiente, fontes de energia limpas e renováveis têm atraído a atenção e se tornado cada dia mais populares. O Brasil é um dos países mais fortes na obtenção de energia hidrelétrica e esta fonte é responsável por grande parte da produção do país, mas as fontes limpas instaladas por aqui, como as energias solar e eólica, vêm crescendo em função dos grandes benefícios que trazem.
A energia solar é obtida através do sol, enquanto a eólica é gerada pela força dos ventos, mas você sabe quais são as outras diferenças entre estes dois tipos de energia? Vamos esclarecer.
Energia solar
O aquecimento solar é mais familiar à população, tendo aumentado seu uso recentemente, para aquecer a água em residências e no comércio. Porém, há diferenças entre esta forma de geração de energia e a solar. A energia solar é definida como a produção em grande escala utilizando a força do sol, onde a luz é produzida atingindo células fotovoltaicas de silício e sendo convertida em eletricidade.
O processo é feito através de corrente contínua (CC). Por conta de o sol atingir a superfície da Terra, os painéis podem ser instalados em qualquer altura. A energia produzida pode variar de acordo com a época e o ano. O Brasil apresenta grande potencial de crescimento nessa área.
Entre os principais benefícios da energia fotovoltaica destacam-se a economia de até 95% na fatura de luz, a valorização do imóvel, o lucro com a energia gerada, a contribuição para um planeta sustentável.
Energia eólica
O processo de obtenção da energia eólica é feito através de hélices, em corrente alternada (CA). A energia cinética gerada nas hélices é transformada em energia elétrica. Alguns parâmetros influenciam na potência da hélice, como seu diâmetro, a dimensão do gerador e o rendimento do sistema. Locais de maior produção da energia eólica são áreas costeiras, com relevo pouco acidentado e ventos favoráveis. O Nordeste é a região mais propícia para receber essa fonte no país.
Em comparação à energia solar, a energia eólica precisa de praticamente o dobro de território para produzir a mesma quantidade de megawatts, por conta de toda a estrutura que abarca as hélices. Já em relação à produção nacional, ela gera mais energia que a solar, sendo responsável por cerca de 2% de geração brasileira anual. Assim como na energia solar, a produção pode variar de acordo com a época e o ano.
Desconto na conta de luz da Cemig!