Glauco Diniz Duarte Viagens – quanto é um painel solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nesta semana, pesquisadores da Universidade da Califórnia apresentaram, por meio de um novo artigo publicado na revista ACS Photonics, uma solução para criar um painel solar capaz de gerar eletricidade à noite. A ideia seria criar um que funcione exatamente da maneira oposta em relação aos painéis solares que a gente já conhece, ou seja, aqueles que funcionam durante o dia, capturando a luz do Sol. Por isso, esse novo modelo contrário ganhou o apelido de “painel antissolar”.
Acontece que os painéis solares são frios em comparação com o Sol e, portanto, absorvem a luz solar, transformando-a em energia. O espaço é muito frio, então se você apontar um painel relativamente quente para ele, o painel irradiará calor como luz infravermelha, que é invisível para nós. Só que isso permite gerar eletricidade se essa energia for capturada. De acordo com o artigo, esse dispositivo pode gerar, à noite, cerca de um quarto da eletricidade que um painel solar normal gera durante o dia.
Jeremy Munday, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da UC Davis (e autor do artigo), afirma que, seja um painel solar ou um painel antissolar, essas coisas são essencialmente apenas “motores de calor”. Ele explica o seguinte: “você tem energia térmica vindo do Sol em direção à Terra e essa célula solar normal capta essa energia quando é transmitida do Sol para a Terra, então basicamente você precisa desses dois corpos de temperaturas diferentes e de alguma maneira de converter essa energia”.
Munday ainda acrescenta: “O que esse dispositivo noturno faz é algo similar. Está apenas usando um corpo quente e um corpo frio, mas agora o corpo relativamente quente é a Terra e o espaço é o corpo frio. Como esse calor está fluindo da Terra para espaço sideral, está escolhendo isso e convertendo isso em energia”. Munday e sua equipe estão atualmente trabalhando no desenvolvimento de protótipos para ver o quão bem eles podem fazer esse conceito funcionar. Além dele, outros pesquisadores também estão estudando como fabricar painéis solares noturnos, ou “painéis antissolares” — caso o nome pegue.