Glauco Diniz Duarte Viagens – qual o melhor painel solar monocristalino ou policristalino
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é muito importante que todo consumidor entenda a qualidade e as principais diferenças entre as placas solares disponíveis no mercado, e a InfoSolaris trouxe um breve panorama entre as características dos módulos que são produzidos com silício monocristalino e com silício policristalino.
As informações abaixo foram retiradas do livro “Introdução ao Projeto de Sistemas Fotovoltaicos “, de Balfour & Shaw & Nash, p. 16-17.
Módulos Monocristalinos
O silício monocristalino tem uma estrutura atômica ordenada. Isso torna o material previsível, com uma taxa de eficiência de 15% a 21%. Também é mais fácil de usar. A desvantagem do silício monocristalino é que ele é caro para ser produzido. O processo de fabricação é lento e preciso para criar uma estrutura celular predeterminada e ordenada.
O desenvolvimento de módulos monocristalinos começa com a produção dos cristais de silício, cultivados usando silício fundido. Esse silício é muito puro. O silício fundido forma um único lingote de cristal. Os fabricantes cortam os cristais em fatias. A espessura da fatia varia normalmente de 0,2mm a 0,3mm. Cada “bolacha” é uma célula solar monocristalina. Os fabricantes modelam as bordas das bolachas de forma arrendondada, criando um formato hexagonal que proporciona mais espaço para as bolachas em um módulo.
Módulos Policristalinos
O silício policristalino também é chamado de “silício multicristalino”. Esse tipo de semicondutor tem uma estrutura celular menos ordenada, e é mais barato para produzir do que o silício cristalino. Os fluxos da portadora são bloqueados no silício policristalino. Isso reduz o desempenho da célula e permite níveis de energia mais altos na faixa sem energia, e os níveis de energia extras criam sítios de recombinação de qualidade. As células de silício policristalino têm uma taxa de eficiência de 13% a 16%.