Glauco Diniz Duarte Viagens – porque a economia de energia é importante
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, buscar por dicas para economizar energia elétrica é muito importante. É preciso pensar não somente no bolso (já que o valor da fatura vai diminuir) como também no quanto você pode estar contribuindo com o meio ambiente.
A verdade é que vão ser necessárias mudanças de hábito. Você, provavelmente, tem o costume de ficar alguns minutos a mais no chuveiro ou de deixar luzes acesas, mesmo quando ainda é possível aproveitar a luz natural. Mas, não se preocupe: é possível mudar isso.
Saiba agora o que você pode fazer para economizar energia em sua casa a partir das dicas listadas pelo Simplic.
Algumas mudanças simples no seu dia a dia vão ajudar a reduzir o valor final da sua conta de luz. Veja essas cinco dicas para economizar energia:
1 – Lâmpadas
As lâmpadas podem ser a principal causa do maior gasto de energia elétrica na sua casa. Hoje é raro encontrar as chamadas lâmpadas incandescentes, mas, se você ainda as tem, experimente trocá-las pelas fluorescentes ou de LED, que precisam de menos eletricidade para funcionar.
No mercado, você encontra também as lâmpadas halógenas, muito parecidas com as incandescentes. Apesar de gastarem um pouco menos de energia, não são recomendadas se o intuito é economizar. Prefira as fluorescentes ou de LED.
Outra dica importante para economizar energia com as lâmpadas é ligá-las apenas quando for realmente necessário. Procure aproveitar melhor a luz natural e acenda a luz quando ficar muito escuro e se você estiver naquele ambiente. Saiu de um cômodo? Clique no interruptor e desligue as lâmpadas.
2 – TV e computador
A TV e o computador consomem bastante energia. Mesmo que você não os utilize com frequência, é interessante manter alguns cuidados para conseguir economizar. Enquanto esses eletrodomésticos não estiverem em uso, procure deixá-los desligados da tomada. Você sabia que, enquanto estão em stand-by, continuam consumindo energia?
Se tem notebooks em casa, procure carregá-los e, em seguida, desligar o carregador, aproveitando para usar o aparelho na bateria. Quanto à TV, no momento em que ninguém mais estiver assistindo, desligue-a no botão do controle e da tomada.
Você tem o hábito de dormir com a TV ligada? Experimente usar a função soneca. Assim, depois de determinado período, o aparelho irá se desligar sozinho. No dia seguinte, quando acordar, se não for usar a TV, tire-a da tomada.
Incentive todos em casa a adotarem o mesmo hábito com os televisores e computadores da casa.
3 – Chuveiro Elétrico
Tem chuveiro elétrico em casa? Você conta com mais uma coisa que consome muita energia elétrica. Das dicas para economizar energia, essa é uma que você deve prestar atenção.
O ideal é evitar usar o chuveiro no modo “inverno” ou na temperatura mais alta. Deixe essa situação apenas para dias muito gelados, em que não há como tomar banho no morno ou nas temperaturas mais baixas do chuveiro.
Além de usar o chuveiro na chave “verão”, procure também diminuir o tempo do banho. Quinze minutos são suficientes, mesmo em um dia que você resolva lavar o cabelo, por exemplo.
Verifique se a instalação do chuveiro foi feita corretamente e não reaproveite resistências queimadas. Observou que o fio do chuveiro ou o que fornece energia ao aparelho está derretendo? Chame um eletricista, pois podem haver problemas relacionados à potência que os cabos suportam.
A economia aqui vem não somente na energia elétrica como também na conta de água.
4 – Ar condicionado
Ar-condicionado é ótimo para dias muito quentes – ou muito frios –, pois permite deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável. Apesar disso, o aparelho consome energia elétrica e é preciso ter alguns cuidados para não ter surpresas na fatura de luz.
O ideal é que você use o ar apenas quando estiver em determinado ambiente e mantenha todas as janelas e portas fechadas. Cada vez que uma porta ou janela é aberta, o aparelho precisa trabalhar mais para regular a temperatura.
Outra dica importante é evitar que o calor do sol invada o espaço, pois isso vai fazer o aparelho trabalhar mais, já que o ambiente fica mais quente. Assim, feche cortinas e persianas. Evite também usar com frequência o ar-condicionado. Se o espaço puder ser refrescado apenas com portas e janelas abertas, aposte nessa opção.
Cuide para que as entradas do ar-condicionado não sejam bloqueadas e realize sua limpeza com frequência. O acúmulo de pó faz com que aumente o consumo de energia elétrica. Na parte externa, o cuidado deve ser em relação ao sol e plantas que podem bloquear as grades de ventilação.
5 – Benjamins (Ts)
Benjamins, também conhecidos como “T”, são muito úteis quando é preciso usar mais de um aparelho em uma mesma tomada. De qualquer forma, o melhor é evitá-los, pois você pode acabar consumindo mais energia sem perceber, já que vai ligar de dois a três aparelhos em uma única tomada.
Ligue apenas o que for realmente necessário. Por exemplo, o T pode ser muito útil em tomadas que não se encaixam com a do seu aparelho eletrônico.
Se ligar mais de um objeto ao mesmo tempo, é preciso cuidado para não causar um curto-circuito. A maioria das casas irá derrubar a chave quando isso acontece, mas, se não há essa proteção, é possível até mesmo causar um incêndio.
Quanto à economia de energia, o ideal é usar os benjamins apenas como adaptadores, para conseguir ligar um único aparelho na tomada. Assim, você evitar gastar mais energia com algo que talvez nem esteja utilizando.
Deu para perceber que essas dicas para economizar energia elétrica vão ajudar bastante a diminuir o valor da sua conta de luz. Comece hoje mesmo a mudar seus hábitos de consumo.