Glauco Diniz Duarte Viagens – como homologar energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o sistema de energia solar, de captação e conversão em energia elétrica para consumo doméstico ou empresarial, apresenta uma estrutura modular. Seus componentes básicos são: painéis solares fotovoltaicos, controladores de carga (sistema isolado), inversor e baterias (sistema isolado).
Essa constituição modular permite adaptar o sistema à sua demanda, no caso de ampliação. Havendo condições locais de suporte e instalação, você poderá incorporar novos módulos ao sistema existente.
O sistema e suas características
Os painéis solares fotovoltaicos são responsáveis pela captação da energia solar e sua transformação em energia elétrica. Versáteis, de fácil instalação e bastante duráveis, são eles que garantem a característica modular do sistema.
Os controladores de carga funcionam como válvulas que regulam a carga elétrica que seguirá para as baterias. Evitam, sobretudo, as sobrecargas que poderiam reduzir a vida útil das baterias.
O inversor tem a função de converter os 12 volts da energia elétrica da bateria, que está na forma de corrente contínua (CC), em 110 ou 220 volts de corrente alternada (CA) que alimenta o imóvel.
As baterias constituem os reservatórios da energia elétrica produzida.
Os sistemas que estiverem conectados à rede elétrica não fazem uso de baterias e de controladores de cargas. Esses componentes são necessários apenas nos sistemas isolados.
O processo de instalação do sistema de energia solar
A instalação do sistema de energia solar em sua casa ou sua empresa segue um processo que pode ser resumido em cinco passos:
Pré-dimensionamento;
Design;
Instalação;
Conexão;
Monitoramento.
A fase de pré-dimensionamento identifica as demandas existentes no local e o potencial de geração em função da área disponível para instalação. Com base nesses dados, você definirá quanto pretende gerar de energia elétrica (e economizar de maneira sustentável). É a personalização da instalação.
A partir desse dimensionamento, define-se o design que será adequado à área disponível, consolidando o projeto. e, finalmente, efetiva-se a instalação propriamente dita.
Com a consolidação da conexão, após vistoria da concessionária de energia elétrica de sua região, o sistema é ativado e você já pode fazer uso dele.
O monitoramento, por meio de aplicativo exclusivo, permite acompanhar o rendimento e a eficiência do sistema.
Redimensionamento do sistema instalado
Por ser modular, você poderá aumentar ou diminuir o seu sistema, conforme queira adequar-se ao seu consumo. Isso significa aumentar ou diminuir a energia gerada.
Existem usinas solares geradoras de energia por todo o mundo que promovem incrementos periódicos no seu dimensionamento em razão das demandas de energia.
No entanto, você deverá considerar quatro importantes variáveis quando desejar a ampliação do seu sistema:
O incremento desejado;
O tamanho do painel utilizado;
A capacidade do inversor;
O espaço disponível.
A primeira variável coloca a questão a ser resolvida: quanto você pretende ampliar? As demais, avaliarão o sistema instalado e dimensionarão quanto poderá ser ampliado.
Atendidas as necessidades para a ampliação pretendida, seguem-se, como na instalação inicial, as fases de dimensionamento, design e instalação da ampliação.
Desse modo, ampliando o seu sistema de energia solar, maior quantidade de energia solar será convertida em energia elétrica de modo sustentável e maior será sua economia com esse insumo.