Energia fotovoltaica qual o significado – Glauco Diniz Duarte
Energia fotovoltaica qual o significado – Glauco Diniz Duarte
Se você acompanha o mercado fotovoltaico já deve ter ouvido falar sobre a tecnologia PERC. Os principais fabricantes de módulos fotovoltaicos empregam essa tecnologia nas últimas gerações dos seus produtos, com eficiências que ultrapassam 19%.
Basicamente a tecnologia PERC consiste em células fotovoltaicas mais finas e fabricadas com uma camada adicional de passivação, que vamos explicar a seguir. Como vantagens, a tecnologia PERC permite obter células fotovoltaicas com menor uso de matéria prima (mais baratas) e de alta eficiência.
Silício cristalino
O silício cristalino (c-Si), nas formas poli ou multicristalina (também conhecida como policristalina) domina o mercado de células fotovoltaicas, com mais de 90% do market share frente às demais tecnologias, incluindo nessas últimas os filmes finos e outros materiais semicondutores. Grande parte do custo de fabricação de células e módulos fotovoltaicos cristalinos reside no processo de obtenção de wafers de silício. Custos associados à quantidade de matéria prima e ao uso de energia na fabricação de wafers são os grandes vilões da indústria do silício cristalino.
Recentemente ocorreram avanços na fabricação de wafers com a introdução do método de serragem por fios diamantados. Esse método possibilita obter 50% mais wafers do que os métodos tradicionais, com a mesma quantidade de matéria prima. Isso significa que wafers mais finos podem ser obtidos tipicamente com espessuras menores do que 200 micrômetros (1 micrômetro é igual a 1 milésimo de milímetro). A consequência imediata disso é a redução dos preços das células e dos módulos fotovoltaicos para o mercado consumidor.
Mas nem tudo é perfeito: a redução da espessura das células de silício reduz a eficiência de conversão, uma vez que as taxas de recombinação de elétrons e lacunas tornam-se mais elevadas (assunto que vamos explicar em outro artigo).
Tecnologia PERC
O significado da sigla PERC varia de acordo com a fonte consultada. Autores referem-se a ela como Passivated Emitter Rear Cell, Passivated Emitter Rear Contact ou Passivated Emitter and Rear Cell. Todas essas denominações têm mais ou menos o mesmo significado. Independentemente do nome utilizado, vamos tentar entender como isso funciona.
A tecnologia PERC representa um grande avanço da indústria além das células cristalinas tradicionais. A tecnologia, entretanto, não é nova – foi desenvolvida há mais de 30 anos na Universidade de South Wales na Austrália, mas somente agora começou a ser empregada comercialmente.
Durante muito tempo os fabricantes estiveram focados na melhoria dos processos de fabricação das células cristalinas tradicionais e tecnologias como a PERC, por um motivo ou outro, ficaram na geladeira. O recente interesse pela técnica PERC foi bastante motivado pela competitividade agressiva entre os fabricantes de células e módulos fotovoltaicos. Fabricantes tentam continuadamente melhorar seus produtos, valendo-se de todos os artifícios e tecnologias possíveis para alcançar eficiências maiores.
Nas figuras a seguir encontramos uma comparação entre as estruturas de uma célula convencional e uma célula PERC. A grande diferença entre as duas é a presença de uma camada de passivação muito fina na parte traseira. A passivação permite o aumento da eficiência da célula com a redução da velocidade de recombinação de elétrons na superfície do silício. Além dessa propriedade elétrica, a passivação também tem um efeito óptico que permite a reflexão da luz no fundo da célula, fazendo com que os raios solares passem mais vezes pelo silício, aumentando a captação de energia da radiação solar.
A tecnologia PERC tem conquistado grande interesse dos fabricantes mundiais. Somente em 2017 foram fabricados mais de 15 GW de módulos PERC. A razão disso é que uma linha de fabricação de células PERC requer a adição de apenas dois processos às linhas de fabricação de células tradicionais. Assim, rapidamente e com baixo investimento os fabricantes conseguem fabricar células PERC mais eficientes do que as convencionais de silício cristalino não passivado. O mercado absorveu bem a tecnologia e módulos PERC já são disponíveis comercialmente em larga escala.
Energia fotovoltaica qual o significado – Glauco Diniz DuarteGDE Solar Energia Solar FotovoltaicaTurbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção dieselTBIC Incorporações e ConstruçõesHotel Corumbau Jocotoka BahiaGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteGlauco Diniz DuarteTerrenos e lotes a venda em corumbau sul da BahiaTerrenos e lotes a venda em corumbau sul da BahiaTerrenos e lotes a venda em corumbau sul da BahiaTerrenos e lotes a venda em corumbau sul da BahiaDentista Dr. Alysson ResendeAcademia ExitoGo Fit Sports Fitness no seu CondomínioA Rede 1Smile dentistasAcademia Êxito unidade castelo BHAcademia Êxito unidade Ponte NovaDr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BHEnergia Solar Fotovoltaica BH – GDE SolarInvisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologiaLENTES DE PORCELANA DENTISTAEstamparia Vila Rica Belo HorizonteCymo – Empresa de consultoria em gestãoVenda de veículos – Garage Prime