GLAUCO DINIZ DUARTE Pesquisadores holandeses criam primeiro carro elétrico solar de longo alcance
Pesquisadores holandeses acabam de apresentar o primeiro carro elétrico de longo alcance do mundo, totalmente abastecido por energia solar. Chamado de Lightyear One, o veículo de quatro passageiros requer apenas metade do consumo de energia em comparação com outros carros de sua classe.
O protótipo, que já recebeu cerca de 100 pedidos a serem entregues em 2021, conta com uma bateria com dois terços do tamanho de um Tesla S, que proporciona maior alcance, de até 800 quilômetros se dirigir em pleno sol.
Recentemente, o veículo foi apresentado a um público seleto de investidores, clientes e parceiros, com alta receptividade. O Lightyear One foi criado pela empresa holandesa Lightyear, cujo protótipo venceu o Bridgestone World Solar Challenge por três anos.
“Dois anos sonhando, pensando e trabalhando duro levaram a este marco, que é um grande passo para alcançar nossa missão de tornar a mobilidade limpa disponível para todos”, disse Lex Hoefsloot, CEO e co-fundador da Lightyear, à imprensa local durante o anúncio oficial de lançamento.
O Lightyear One foi para produzir a máxima eficiência de desempenho e autonomia. O automóvel possui tecnologia que permite ser carregado apenas com a exposição ao sol, além de poder ser plugado em uma estação de abastecimento elétrico ou em uma tomada normal.
O modelo é construído a partir de materiais de alta tecnologia para ter o menor peso possível, mantendo a segurança rigorosa dos passageiros. O teto e o capô são compostos de cinco metros quadrados de células fotovoltaicas integradas em um vidro de segurança.
O Lightyear One é propulsionado por quatro rodas acionadas de forma independente, de modo que nenhuma energia é perdida no trânsito do motor para a roda. Os primeiros modelos devem sair da linha de montagem com um custo final para o consumidor de cerca de 127 mil dólares.