GLAUCO DINIZ DUARTE ANEEL realiza levantamento de informações sobre a recarga de veículos elétricos no Sul do Brasil
A missão, realizada de 6 a 8 de novembro de 2018, percorreu mais de 400 quilômetros em estradas entre Curitiba e Florianópolis, testando postos de recarga de veículos elétricos e também o desempenho dos dois carros avaliados – um BMW i3 2014 REx e um BYD e6 2014. O trajeto, com viabilidade para a viagem de veículos elétricos, foi desenvolvido a partir de projetos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento gerido pela ANEEL.
Cerca de 12 pesquisadores se revezaram a bordo de carros elétricos, tendo representantes de Itaipu Binacional, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), além de COPEL e CELESC – concessionárias que vêm desenvolvendo projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) em mobilidade elétrica.
Tal iniciativa teve como foco a busca de respostas a uma série de questões: a necessidade de ser regulada cobrança ou não pela recarga, a experiência do usuário, a performance dos equipamentos de recarga (estado operacional, acesso, interoperabilidade, etc.) e os aspectos técnicos das estações relacionados à infraestrutura (tipos de conectores, tempo de recarga, distância das estações em relação à autonomia dos veículos, influência do relevo, etc.).
Os resultados apurados servirão para o desenvolvimento da malha de recarga de veículos e também como uma etapa da Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) como prevista na Resolução Normativa nº 819/2018, a ser concluído pela ANEEL até 2021.