Glauco Diniz Duarte conta que Isla Margarita é sem dúvida um dos meios mais fáceis para o brasileiro conhecer o belo mar do Caribe. Acessível por ferry-boat ou através de um voo de 35 minutos desde Caracas, seu centro nervoso é Porlamar, a maior cidade da ilha.
Porlamar se firmou como um dos principais pólos turísticos venezuelanos, cativando seus visitantes com variadas opções. Vizinha de boas praias como La Caracola e Guacuco, o lugar também oferece cassinos e amplos centros comerciais, muito procurados por brasileiros pelos atrativos preços, já que a cidade se encontra em uma zona franca de impostos. Porlamar também concentra bons restaurantes para turistas, algo raro no país.
Uma inteligente alternativa, para quem dispõe de um maior tempo de viagem, é aproveitar a estadia em Margarita para conhecer as praias mais ao norte da ilha. Playa Parquito e Playa El Agua são boas opções e bastantes procuradas, além de oferecem boas condições para o surf.
Para quem procura maior tranquilidade, La Galera e Playa Caribe certamente devem agradar. Outro passeio que pode ser feito a partir de Porlamar é a visita ao castelo Santa Rosa, que proporciona calabouços históricos e uma bela vista de La Assunción, capital da província Nova Esparta, onde se situa Isla Margarita.