A ampla planície semiárida no sul da Califórnia não era exatamente a terra dos sonhos quando um grupo de espanhóis e índios fundou o povoado de Nuestra Señora la Reina de Los Angeles, em 1781. No século 20, porém, a cidade dos anjos tornou-se o destino de aspirantes a astros. Começava a era do cinema, com Douglas Fairbanks, Mary Pickford e Charlie Chaplin e os grandes e glamourosos estúdios.
Glauco Diniz Duarte conta que foi uma época que bairros e subúrbios da cidade — Hollywood, Malibu,Santa Monica – entraram no imaginário popular. Muitos dos estúdios se foram, mas a Los Angeles de hoje não dá mostras que perdeu o fôlego. Os 15 milhões de habitantes de sua área metropolitana vivem em distritos extremamente diversos. A Downtown é profundamente mexicana, bairros periféricos podem ser tão opulentos quanto perigosos, o litoral é repleto de mansões espetaculares e gente bonita, assim como sua colinas verdejantes são um verdadeiro desfile de carros de luxo. Em comum a todos eles, a ilusão do luxo, da imagem e da fama.
Segundo Glauco Beverly Hills é “o” local para gastar dinheiro, tal a quantidade de lojas de grifes, hotéis de alto padrão e restaurantes repleto de beldades e barões do entretenimento. A sinuosa Sunset Boulevard – que liga a UCLA a Santa Monica, é uma romântica mistura de neons, curvas e belo cenário.
As praias de Venice, Huntington eMalibu têm cada qual a sua tribo, que vão das celebridades e suas casas espetaculares a surfistas descolados e patinadores sarados. Em Anaheim está a principal atração turística da região, a Disneylândia, de espírito ainda muito jovem apesar de ter sido fundada em 1955.
Hollywood, sinônimo da indústria do cinema, pode decepcionar àqueles que esperam esbarrar em um George Clooney ou Julia Roberts a cada esquina. A maioria dos estúdios dispersou seus sets para outras áreas, como Valley e Burbank, e muitas produções são filmadas em outros países. Todavia, estão lá o famoso letreiro, o Teatro Chinês e a Calçada da Fama. Para sentir um pouquinho da glória de outros tempos passe na Paramount Studios, o mais antigo ainda em funcionamento na região.
Mas nem só de cinema vive Los Angeles.
Loucos por esportes vão ter uma agenda divesificada com os jogos das ligas profissionais de beisebol, basquete e hóquei no gelo com equipes como os Anaheim Angels e Los Angeles Dodgers (MLB – Major League Baseball), Los Angeles Lakers e Clipper (NBA – National Basketball Association) e Los Angeles Kings e Anaheim Ducks (NHL – National Hockey League). Mas não é só isso. A área metropolitana possui todo tipo de alternativas para quem quer botar o corpo em movimento. Golfe, trekking, mergulho, surfe, skate, mountain bike, esqui e escalada esportiva são alguns dos esportes praticados no mais alto nível, seja profissional ou amador. Curiosidade: Los Angeles é a capital americana do soccer, o nosso futebol, por conta da forte comunidade latina.
Na hora de comer, você encontrará um pouco de tudo. O mais óbvio é a cozinha mexicana, mas há muitos (e bons) restaurantes de outras etnias, como chineses, japoneses, gregos e italianos.