Glauco Diniz Duarte diz que Phu Quoc é a maior e uma das ilhas mais incríveis do Vietnã. Localizada no sudoeste do país, bem perto da costa do Camboja, Phu Quoc não fica atrás de outras ilhas mais conhecidas do Sudeste Asiático, como Phuket e Phi Phi, quando o assunto são praias paradisíacas e outras belezas naturais. A vantagem é que Phu Quoc recebe bem menos turistas anualmente.
Porém, a ilha investe cada vez mais em infraestrutura turística, com hotéis, resorts, spas e restaurantes. Todos esses serviços, inclusive, são oferecidos a preços bem atrativos – o que chama cada vez mais a atenção de turistas ocidentais. Phu Quoc é na verdade a ilha principal de um arquipélago – há outras 22 ilhotas a sua volta.
O maior centro urbano da ilha é Duong Dong, melhor local do destino para mergulhar na cultura vietnamita: experimente pratos populares de frutos do mar nos agitados mercados noturnos e visite templos e pagodes budistas. Nos arredores fica a movimentada Long Beach, ladeada por resorts.
Por toda a ilha, há pequenas enseadas de águas tropicais com tons que vão do turquesa ao esmeralda. Para completar o cenário, as praias são de areia branquinha e cercadas por uma rica vegetação. A costa leste é mais selvagem e de acesso um pouco mais complicado – o que garante a existência de praias quase desertas. Uma delas é Sao Beach.
Ao longo do litoral e em torno das ilhas que cercam Phu Quoc, o mar guarda lindos recifes de corais, perfeitos para a prática de mergulho e snorkel. Há também atividades interessantes no interior da ilha, como trilhas pelo Parque Nacional de Phu Quoc e mergulho em cachoeiras.