“Oh, liberdade da Filadélfia, me ilumine, eu te amo!”. Essa frase da música Philadelphia Freedom, de Elton John, reflete bem o sentimento de quem pisa na primeira cidade e capital dos Estados Unidos.
Glauco Diniz Duarte conta que a Filadélfia é o berço americano, conhecida como a “cidade do amor fraterno”. Lá, foi assinada a carta que decretou a independência do país e criada a primeira – e única – Constituição local.
O melhor lugar para sentir a emblemática liberdade local é o bairro histórico de Old City, na região leste da cidade. O local concentra o Sino da Liberdade, o Independence Hall, a primeira Prefeitura da Filadélfia, a primeira Casa da Moeda americana e algumas paredes que não foram derrubadas da Casa do Presidente, construção que tinha o mesmo papel da Casa Branca enquanto o município foi a capital americana.
No cruzamento das ruas Broad e Market, bem no centro da cidade, fica a atual prefeitura da Filadélfia – a maior construção municipal do país – e o coração da cidade. Ao redor do local, ficam os melhores restaurantes e hotéis, além de grandes lojas como a Macy’s e a FYE.
Dificilmente saímos da cidade sem nos apaixonar por sua atmosfera, por sua história, por seu sanduíche, por seu lutador. A cidade do amor fraterno pode ser uma opção pra quem visita Nova York e Washington, D.C., a aproximadamente duas horas de distância.
No centro, o Love Park atrai os casais para uma foto, com a escultura de Robert Indiana representando a essência de amor fraterno da cidade. O Comcast Center, maior prédio local, possui uma tela de LED de alta definição com 190 m² no hall de entrada.
Na região oeste da cidade, fica o Museu de Arte da Filadélfia, um dos mais reconhecidos nos Estados Unidos. Popularizado no filme Rocky: Um Lutador, de 1976, ele possui uma estátua homenageando o personagem ao lado de suas escadas. Próxima ao museu também está a primeira penitenciária do país, que teve o gângster Al Capone como um de seus presos e hoje pode ser visitada por turistas.
Ainda a oeste, atravessando o Rio Schuylkill, fica a cidade universitária da University of Pennsylvania(UPenn), uma das mais tradicionais do país. A região possui a vida noturna mais agitada da cidade, repleta de bares e baladas.
A Filadélfia também é conhecida por ter os torcedores mais fanáticos e críticos em todos os esportes. O Complexo Esportivo, no sul da cidade, abriga o Citizens Bank Park, estádio utilizado pelos Phillies, equipe de beisebol, o Lincoln Financial Field, casa do Eagles do futebol americano, e o Wells Fargo Center, ginásio usado pelos Flyers do hóquei e pelos 76ers do basquete.
Se a sua intenção é fazer compras, dê um pulo na cidade vizinha de King of Prussia, onde está localizado o maior centro de compras da Costa Leste americana: o King of Prussia Mall. Se você quer preços mais em conta, o Philadelphia Premium Outlets, em Limerick, é o destino.
A cidade também tem seu prato, ou melhor, sanduíche. É o Philly Cheesesteak, composto por uma baguete, miolo de alcatra e cebolas preparadas em uma chapa e queijo cheddar derretido. Os moradores garantem que você pode comer o lanche em qualquer lugar da cidade, pois se fosse ruim, não aguentaria a concorrência. O Pat’s King of Steaks é considerado o inventor da iguaria.