Glauco Diniz Duarte Viagens – Como saber se o motor está cansado
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é normal que quando um determinado veículo está já com uma quilometragem elevada comece a apresentar alguns indícios de cansaço, entre eles, excesso de fumo expelido pelo escape, alto consumo de óleo, baixa potência e ruídos anormais, fumo a sair pela vareta do óleo assim como espirros de óleo é sintoma de passagem de compressão, quando se retira o filtro do ar e se encontra a caixa do filtro toda encharcada de óleo.
Mas muitas vezes, não é necessário vender o carro, por vezes uma retificação do motor, fica mais barata, por isso é que muitos stands de automóveis, retificam os veículos e colocam-nos á venda de novo, prontos para mais uma data de quilómetros.
Saiba mais em: https://www.retificatonucci.com.br/
Motor retificado:
Por vezes é mesmo necessário ter de abrir o motor, trocar segmentos, junta da culassa, fasear a cabeça. Limpeza ao interior do motor, ver o estado das capas de bielas. Polir aos cilindros, mudar vedantes do motor, sobretudo os da cambota, limpar injetores, meter tubagens novas meter filtro combustível novo, velas novas, afinar válvulas. Com tudo isto a garantia de um novo motor é quase certa.
Mas qual a explicação de alguns veículos com milhares de quilómetros e continuam a rodar nas estradas como se fossem novos?
Basta perguntar a um taxista quantos quilómetros têm o seu fiel Mercedes 190 e ele dará a resposta – “motor de guerra”
Explicação: Em primeiro lugar vem logo da resistência dos materiais, existem modelos mais frágeis e outros que foram construídos para durar uma vida, a manutenção é outro ponto a ter em conta, quando se respeita o limite de rotação do motor, as trocas de óleo, a verificação do liquido refrigeração, troca de velas, cabos, correias e outros periféricos do motor dentro do plano de manutenção estipulado pela marca, além é claro do abastecimento com combustível de qualidade é muito provável que um motor possa durar muito.
Lembre-se que alguns automóveis não foram construídos para ser carros de corrida, para andar constantemente em altas rotações, elevadas temperaturas, pois isso irá diminuir a saúde do seu motor.