Glauco Diniz Duarte Viagens – Qual o tempo de vida útil de um motor a diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a vida útil de um motor é medida em quilômetros rodados. Essa é uma maneira prática de estimar o desgaste, já que existem muitas variáveis envolvidas, como a velocidade e o tempo que o motor fica ligado.
Então, qual é a quilometragem máxima que um motor aguenta rodar? Não existe um número exato — como provou o americano que chegou a 1.6 milhão de km com um Toyota. Isso sem falar no caso de Irv Gordon, que rodou mais de 4.8 milhões de km em seu Volvo 1966!
Na realidade, um motor é capaz rodar muito mais do que 200 mil km. Isso acaba com aquele velho mito de que não é bom comprar um usado com tanta quilometragem. O que importa realmente não é o número no painel, mas o estado de conservação do motor. Se você cuidar bem dele, pode contar com o carro durante muito tempo!
Como prolongar a vida útil do motor
Uma das formas mais eficientes de prolongar a vida útil do motor é fazer manutenções preventivas. Elas permitem, justamente, identificar riscos e fazer ajustes antes que aconteça um problema de verdade.
Seremos sinceros: você pode gastar um pouco mais levando seu carro ao mecânico com frequência. Mas também vai diminuir as chances de sofrer aquele baita preju se o automóvel der problema de repente. Afinal, com o veículo parado pra conserto, você fica na mão, sem conseguir trabalhar.
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Além das manutenções preventivas, veja abaixo algumas outras dicas para seu motor durar bastante.
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Amaciar o motor com jeitinho
Se o carro é novo e acabou de sair da concessionária, dirija com suavidade, mantendo rotação baixa, e fique fora das rodovias até completar os primeiros 1.500km. Lembre-se destes três passos:
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Antecipar trocas de marcha, sem ultrapassar 3.500 rpm;
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Variar a velocidade;
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Fazer acelerações progressivas.
Resumindo, nada de amaciar o motor na base da força!
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Esquentar o motor
Antes de sair rodando com o carro, deixe o motor esquentar. Há controvérsias quanto a essa recomendação, então o melhor é fazer com moderação, nada de gastar muito tempo com essa rotina. Entre 30 segundos e dois minutos é o suficiente. Depois, é só começar a dirigir com suavidade até chegar na temperatura ideal.
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Fazer a troca de filtros
O filtro de óleo deve ser trocado todas as vezes que o fluido acabar. O filtro de ar, quanto mais trocas, melhor. São peças baratas, mas que têm uma grande importância para o funcionamento do motor. Então, nada de querer economizar com elas!
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Usar óleo e combustível confiáveis, de qualidade
Esses são os fluidos que fazem seu carro andar. É preciso escolher com o mesmo cuidado com que você escolhe a água que vai beber. Fluidos de origem duvidosa podem danificar o motor e o automóvel para sempre.
Em relação ao óleo, não se esqueça das trocas regulares! Além disso, se você costuma rodar muito em condições ruins (por exemplo, pegando trânsito pesado, dirigindo em regiões com muita poluição, aventurando por estradas de terra), uma boa dica é antecipar as trocas de óleo.
Quanto ao combustível, bem… esse é um assunto delicado. Para os motoristas, o principal gasto é justamente o abastecimento do carro; por isso, é tentador economizar alguns centavos sempre que você encontra um posto de combustível com preço abaixo da média.
O problema é que, na maioria dos casos, existe um motivo para o preço ser menor: a qualidade também ser inferior. Isso significa menos rendimento, além de danos aos componentes internos do automóvel. A melhor política é aceitar o preço da gasolina (ou álcool, diesel) e continuar frequentando postos com bandeiras confiáveis.
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Usar peças originais
Tenha muito cuidado com os componentes utilizados no seu carro! Peças paralelas (isto é, fora do padrão de qualidade) causam redução na vida útil e no rendimento do motor. Elas podem sair em conta no momento, mas vão fazer você gastar mais no futuro. É o famoso barato que sai caro.
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Evitar peso excessivo
O motor sofre mais quando precisa gerar força para carregar peso adicional. Então, não transforme o carro em um depósito! Leve apenas o que for necessário.
Aliás, essa dica não é boa apenas para preservar o motor, mas também para garantir que o automóvel vai estar apresentável diante dos passageiros, os verdadeiros clientes de quem trabalha com aplicativos para motoristas. Afinal, quem gosta de entrar em um carro cheio de tralhas pessoais nos assentos e no chão?
Para completar, quando seu automóvel tem muitos objetos, ele atrai os olhos de ladrões. Dessa forma, eliminar o “peso extra” é uma maneira simples de reduzir o risco de um assalto.
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