Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Viagens – Sistema diesel de injetores

Glauco Diniz Duarte Viagens - Sistema diesel de injetores
Glauco Diniz Duarte Viagens – Sistema diesel de injetores

Glauco Diniz Duarte Viagens – Sistema diesel de injetores

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o sistema de injeção UI foi desenvolvido para resolver um problema de linhas de alta pressão muito grandes, gerando aquecimento do combustível e consequente perda de rendimento.

A primeira patente de um sistema UI (Unidade Injetora) foi cedida a um cidadão alemão em 1905 e em 1911 uma outra patente foi concedida a um britânico. Apesar da “idade” do sistema, ele só teve repercussão a partir de 1930, sendo adotada como padrão dos motores GM de dois tempos em 1934.

Extremamente simples e com poucas peças móveis, o sistema logo foi adotado na indústria marítima, por sua facilidade de manutenção e pela inexistência de tubulações de alta pressão, aumentando em muito a confiabilidade dos motores; o que é muito importante neste ramo de atividade.

O sistema, normalmente “tocado” pelo comando de válvulas, permite que o combustível seja levado até a unidade em pressões baixas (normalmente perto de 4 kgf/cm2) e sejam pressurizados até 2.500 kgf/cm2 no momento em que esta pressão é utilizada, justamente dentro da câmara de combustão. 

Com esta pressão exatamente onde ela é necessária, o sistema é muito econômico, utilizando pouca energia do motor para seu funcionamento.

Atualmente um sistema eletrônico sofisticado (ECU – ECM ou PCM) é o responsável pelo comando de abertura / fechamento dos bicos, bem como pelo número de vezes em que isso acontece, as UIs eletrônicas (com solenoides ou piezoelétricas) foram apelidadas de EUI.

A Land Rover adotou este sistema em 1999 em um motor chamado TD5 (projeto STORM). Com início do projeto em 1993, este motor foi desenvolvido para ter variações em 4, 5 e 6 cilindros, mas com a aquisição do grupo Rover pela BMW, somente o motor de 5 cilindros teve seu desenvolvimento aprovado, já que a BMW possuía os outros propulsores ciclo diesel em sua linha de produção.

Saiba mais em https://www.retificatonucci.com.br

Produzido em duas versões para montagem na Discovery II e no Defender, com variações de torque e potência, os motores foram desenvolvidos para atender às regras de emissão EURO II, com a utilização das EUIs.

As emissões de gases eram tão “limpas” que não houve a necessidade de instalação de catalizador para o pós-tratamento. Para o atendimento à norma EURO III, foi instalado uma válvula EGR refrigerada e um catalizador para o pós-tratamento.

As EUIs (5 no caso) recebem, através de uma galeria interna ao cabeçote, pressurizada pela bomba interna ao tanque a cerca de 4 kgf/cm2, o combustível (diesel) já filtrado e na temperatura adequada e acionadas através de correntes conectadas a um eixo excêntrico similar aos comandos de válvulas, fornecem às EUIs o movimento para a pressurização de até 1.500 kgf/cm2.

Uma combustão muito mais perfeita é então conseguida, permitindo pouca emissão de material particulado e CO.

A fim de conseguir a melhor dirigibilidade on e off road, a Land Rover dotou a ECM de uma estratégia que permitia controlar diversos parâmetros como pressão atmosférica, pressão do ar após pressurização, temperatura do combustível, temperatura do fluido, necessidades do acelerador (já com sistema fly by wire) e muitos outros parâmetros.

A ECM poderia ainda compensar a perda de carga dos bicos, através da codificação destes, quando existe necessidade de compensação, a ECM pode “aprender” a comandar determinada EUI.

PROBLEMAS DOS MOTORES COM EUIs

Via de regra as EUIs são bastante duráveis, mas alguns problemas podem surgir da utilização desta tecnologia.

No caso de galerias internas ao cabeçote para a alimentação do combustível (a exemplo do que acontece com o TD5 e muitos motores com esta tecnologia) um dos problemas mais frequentes é a falta de vedação das EUIs em relação à câmara de combustão.

Um vazamento na vedação dos EUIs pode gerar gases indesejados dentro da galeria de abastecimento da EUI, pois parte dos gases da combustão (mesmo com o motor desligado) refluem para a galeria, empurrando o combustível de volta para o tanque, dificultando a próxima partida do motor, que só acontecerá após a expulsão dos gases pela pressão da bomba do tanque.

Este defeito pode ocasionar a destruição do filtro de combustível, do radiador do combustível e até mesmo da linha de abastecimento, já que as pressões envolvidas na câmara de combustão são muito maiores do que o projeto supunha.

Outro defeito comum aos motores providos desta tecnologia é um erro na manutenção, quando existe necessidade de troca dos vedadores dos bicos ou de algum outro item relacionado às EUIs.

Caso o mecânico não marcar a cavidade (cilindro) onde cada bico está alojado, ele será obrigado a “ensinar” novamente a ECM, indicando em um scanner compatível em qual bico está determinada EUI, como mencionado anteriormente a ECM usa os valores de correção das EUIs para determinar o cálculo correto do combustível, erros deste tipo podem causar sérios danos ao motor.

Como nem todas as oficinas possuem o scanner compatível com as diversas marcas dos motores, é prudente anotar os códigos das EUIs e suas respectivas cavidades para a montagem subsequente.

Desconto na conta de luz da Cemig!

Glauco Diniz Duarte Viagens - Sistema diesel de injetores
Glauco Diniz Duarte Viagens – Sistema diesel de injetores
Ânima Engenharia - Sustentabilidade, conforto e eficiência
Ânima Engenharia – Sustentabilidade, conforto e eficiência
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Turbo Brasil – Uma Solução pra você
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Retífica Tonucci – Qualidade e seriedade em Retífica de Motores
Máscara do Galo - Máscara Atlético Mineiro Oficial
Máscara do Galo – Máscara Atlético Mineiro Oficial
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Desconto na conta de Luz da Cemig
Cemig BH - Desconto na conta de luz
Cemig BH – Desconto na conta de luz
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
GDE Solar Energia Solar Fotovoltaica
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
Turbo Brasil Comércio e remanufatura de sistemas de injeção diesel
TBIC Incorporações e Construções
TBIC Incorporações e Construções
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Terrenos e lotes a venda em corumbau sul da Bahia
Hotel Corumbau Jocotoka Bahia
Dentista Dr. Alysson Resende
Dentista Dr. Alysson Resende
Academia Exito
Academia Exito
Go Fit Sports Fitness no seu Condomínio
Go Fit Sports atividades físicas no seu condomínio
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade castelo BH
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Academia Êxito unidade Ponte Nova
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Dr. Alysson Resende, Invisalign Doctor Diamond Emerald, Ortodontia e ortopedia Facial, Dentista de BH
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
Invisalign Ortodontista Credenciado Dr. Alysson Resende odontologia
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
LENTES DE PORCELANA DENTISTA
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Estamparia Vila Rica Belo Horizonte
Espaço Fitness - A academia da família
Espaço Fitness – A academia da família
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
ED Amorim Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
Search Engine Optimization - Seo Muniz
Search Engine Optimization – Seo Muniz
Academia em Belo Horizonte
Academia em Belo Horizonte
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Academia e Estúdio Fitburn Brasil
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV – Geraldo Gonçalves Sociedade de Advogados em BH
Advogados GGS ADV em BH
Advogados GGS ADV em BH
Jornal on-line BH Mercado Comum
Jornal on-line BH Mercado Comum
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada weekends
Aluguel de temporada
SEO MUNIZ
CDL BH - Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação – Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
Comércio em Ação - Dicas para seu negócio vender mais e melhor CDL BH
CDL BH – Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
CDL BH
Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte
Serasa
SPC
Spc Brasil
Cadastro positivo
Unimed
SEO MUNIZ
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Salve o Síndico Pesquise e Encontre Prestadores de Serviços para o seu condomínio
Síndico
Serviços para o seu condomínio
Condomínio
SEO MUNIZ
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Super Blend suplementos
Suplementos BH
suplementos Brasil
Trabalhamos com marcas renomadas e consolidadas de suplementos
Now Foods
Life Extension
Regenera
Pura Vida
Superalimentos e reforce a sua saúde diariamente
SEO MUNIZ
CO2R - O Token de Crédito de Carbono em Blockchain
CO2R – O Token de Crédito de Carbono em Blockchain


		
SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts