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Glauco Diniz Duarte Viagens – O que é sistema de arrefecimento automotivo

Glauco Diniz Duarte Viagens - O que é sistema de arrefecimento automotivo
Glauco Diniz Duarte Viagens – O que é sistema de arrefecimento automotivo

Glauco Diniz Duarte Viagens – O que é sistema de arrefecimento automotivo

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o sistema de arrefecimento é uma parte vital para qualquer veículo. Durante o funcionamento do motor, cerca de 60% da energia contida no combustível se transforma em calor. Uma boa parte sai pelo escapamento e o restante precisa ser dissipado na água, óleo ou ar.

Por essa razão, no verão ou em cidades com maior congestionamento, é preciso deixar tudo em ordem para o motorista não ficar pelo caminho. A falha em um componente simples e barato, como um relê, pode causar um grande prejuízo aos proprietários de veículos.

Neste post, vamos falar sobre os principais problemas nesse sistema e como identificá-los na hora do reparo ou da troca do líquido de arrefecimento. Também veremos a importância de explicar ao seu cliente todas as vantagens de realizar uma manutenção preventiva. Acompanhe!

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Quais são os problemas mais comuns no sistema de arrefecimento?

Nos veículos atuais, grande parte dos problemas é gerada pela falta de cuidado ou pela perda de parte do líquido de arrefecimento. Muitos motoristas se acostumam com a situação, ficam completando a água e, em uma utilização mais intensa, o prejuízo certamente chega.

Veja quais são os problemas que aparecem com maior frequência!

Vazamentos

Esse problema acontece principalmente nos seguintes locais:

  • encaixes das mangueiras e tubulações;

  • união da colmeia com as caixas plásticas do radiador;

  • reservatório de expansão;

  • selos do motor;

  • sistema de ar quente;

  • bomba d’água;

  • em um caso mais grave, junta do cabeçote queimada.

Na hora do diagnóstico, verifique se o vazamento não é pequeno e se está caindo sobre uma parte quente do motor. Essa situação pode confundir bastante. Se o carro estiver usando o aditivo corretamente, veja se não ficaram marcas onde o líquido está evaporando.

Também é fundamental fazer um teste de estanqueidade no sistema, usando uma bomba com manômetro. Na maioria dos veículos, a pressão de trabalho é 1,4 bar, mas basta 0,5 bar para saber se está tudo em ordem. Outro ponto muito importante é verificar o funcionamento da tampa do reservatório.

Troca do líquido de arrefecimento

Um cuidado básico, mas que a maioria das pessoas ignora, é realizar a troca preventiva do fluido. O ideal é abastecer o sistema com uma mistura de água desmineralizada e o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo, na proporção correta. Desconfie de aditivos baratos!

Sempre que receber um veículo na oficina e notar que o líquido está comprometido, explique para o cliente a importância de manter tudo em ordem. O gasto é pequeno, e quando não há a correção, esse problema deixa o caminho aberto para a corrosão danificar várias peças.

Quais são os tipos de líquido de arrefecimento?

Como você deve saber, nem todo fluido de arrefecimento é igual. Muitos motoristas priorizam o preço em relação à qualidade. Mas essa visão é fonte de problemas sérios nos veículos. Por isso, é importante saber explicar para seu cliente a diferença entre as opções.

Fluido pronto para uso

Essa alternativa já é vendida diluída em água pré-tratada. Por isso, não precisa de nenhum preparo ou da realização de misturas. Sua aplicação é super fácil, as orientações estão no rótulo e basta preencher totalmente o recipiente correspondente no motor.

Aditivo concentrado

Ao contrário do pronto para o uso, o fluido concentrado necessita ser misturado à água para ser diluído. Alguns proprietários fazem essa operação em casa ou no posto de gasolina. Porém, quando ocorrer na oficina, tome cuidado para utilizar um tipo de água apropriado e nas proporções corretas.

O que pode causar danos na hora da troca?

A troca nem sempre é feita por profissionais. Em alguns casos, os proprietários dos veículos, em busca de uma economia, a fazem por conta própria. Como quase sempre não têm o conhecimento necessário para a correta execução, acabam cometendo falhas que prejudicam o funcionamento do sistema de arrefecimento e de todo o carro.

Mesmo mecânicos experientes às vezes encontram dificuldade para explicar o que pode causar danos na hora da troca. E como argumento é sempre bom na hora da negociação, listamos os principais pontos nesse sentido.

Atrasar a troca do líquido de arrefecimento

A falta de líquido de arrefecimento pode acarretar muitos problemas no motor. Ainda assim, é possível encontrar quem atrasa a troca ou emenda o fluido que já está no recipiente com água, pensando que assim pode esperar mais para colocar um novo. Isso acontece principalmente em postos de gasolina, onde por falta de conhecimento dos frentistas prejuízos são causados.

Errar na proporção de água e aditivo

Quando se realiza a troca do aditivo concentrado, a proporção de água na mistura deve seguir o manual do veículo e as indicações do produto. As propriedades químicas do líquido interferem na capacidade de condução do calor e, por consequência, na eficiência do motor.

Não utilizar água apropriada para diluir

No caso da composição do fluido do sistema de arrefecimento, nem toda água é igual. Para essa finalidade, é preciso utilizar água desmineralizada. Além disso, é preciso cuidar para ela não estar contaminada.

E é importante notar que, mesmo filtrada, a água da torneira não é válida. Isso porque o cloro e os sais minerais acumulados geram incrustações e podem causar corrosão no motor.

Não utilizar o líquido de arrefecimento específico quando indicado

Algumas montadoras utilizam e indicam líquidos de arrefecimento específicos para os seus veículos. Isso porque os componentes químicos deles são diferentes dos aditivos comuns. Mas, como o preço se torna mais elevado, nem sempre essa orientação é seguida.

Quais são as peças que precisam de atenção?

Como o sistema de arrefecimento é formado por muitas peças, algumas costumam ser mais problemáticas do que outras. Então, é bom começar o diagnóstico por elas. Vamos relembrar quais são?

Válvula termostática

Responsável por controlar o fluxo do líquido de arrefecimento dentro do motor, é uma velha conhecida dos mecânicos. Pela informação de que a válvula termostática pode provocar superaquecimento ser lendária, alguns donos de carros insistem em removê-la do sistema. Porém, isso não é recomendado e seguramente vai gerar outras falhas, principalmente na eficiência do carro.

Para realizar um diagnóstico rápido, observe que na fase de aquecimento do motor, deve haver uma diferença de temperatura entre as mangueiras de entrada e saída. Depois, quando a válvula inicia a abertura, as mangueiras devem ficar com temperaturas semelhantes.

Nos veículos que usam marcador de temperatura com escala, pergunte ao cliente se o ponteiro fica oscilando, principalmente na estrada ou no trânsito. Na dúvida, faça um teste de rodagem. Durante esse momento, a temperatura indicada no painel não deve oscilar.

Ventoinha

Nos veículos modernos, o eletro ventilador costuma ser acionado de duas formas: pelo interruptor térmico (o famoso “cebolão”) ou pelo módulo da injeção eletrônica, a partir da informação enviada pelo sensor de temperatura.

Para testar o primeiro acionamento, basta realizar um jumper nos dois terminais. No segundo, o ideal é conectar o aparelho de diagnóstico e efetuar a sua ativação no teste de atuador. Se não entrar em funcionamento, será preciso verificar a parte elétrica.

Radiador

O radiador costuma ter problemas bem visíveis: vazamentos, trincas nas partes plásticas, obstrução interna ou deficiência na troca térmica. Faça uma inspeção cuidadosa em todo o componente, veja o estado das aletas e teste o fluxo interno com água sob pressão.

Bomba d’água

Na bomba d’água, atente aos sinais de vazamentos, problemas (folga ou barulho) no rolamento, desgaste por corrosão ou danos ao plástico do rotor e ainda falhas no sistema de acionamento, seja por polia e correia ou devido ao par de engrenagens.

Mangueiras e abraçadeiras

É outro ponto do sistema que merece uma inspeção cuidadosa e a troca preventiva ao menor sinal de problema. Se você notar que alguma mangueira perdeu a flexibilidade, está com microtrincas ou tem crostas internas, não deixe passar e substitua.

A seguir, confira se as abraçadeiras estão em ordem, sem sinais de corrosão ou parafusos espanados. Na hora da troca, siga sempre o modelo original do veículo. Para completar, também verifique as tubulações, principalmente as conectadas no motor.

Como orientar os clientes?

Falhas no sistema de arrefecimento costumam causar grandes problemas e prejuízos. Fale com os seus clientes sobre a importância da manutenção preventiva e de uma atenção frequente. São atitudes que poupam dinheiro e deixam o carro sempre em ordem.

Aditivação correta

A maioria dos defeitos acontece devido ao mau estado do líquido de arrefecimento. O aditivo melhora a troca térmica, eleva o ponto de ebulição e ajuda a prevenir a oxidação. A troca deve ser feita sempre nos intervalos recomendados pelo manual do veículo.

Observação do nível de água

Hoje em dia, não existe mais aquela necessidade semanal de completar a água do radiador. Explique aos clientes que, se isso estiver acontecendo, algo está errado. Também não se deve usar água de torneira no sistema ou completar o reservatório “até a boca”.

Situações anormais

Barulhos estranhos podem indicar que existe algum problema com a bomba d’água ou no seu sistema de acionamento. O ponteiro da temperatura também não pode ficar oscilando. Oriente o dono do carro para que, ao notar qualquer anormalidade, passe na oficina.

Vapor e grilos

Outro problema muito comum é o marcador de temperatura não informar o superaquecimento do motor quando um grande vazamento esgotou o líquido de arrefecimento. Então, além dos alertas do painel, o motorista precisa ficar atento a outros sinais como vapor ou “grilo” ininterrupto no motor.

Quem não faz manutenção preventiva, como trocar o líquido de arrefecimento, além de ficar pelo caminho, acaba com uma conta muito mais alta na reparação. É por isso que uma orientação de qualidade de bons profissionais é tão importante.

Alerte os seus clientes que não é só quando se nota vapor saindo do capô, ouve barulhos estranhos ou percebe derramamentos que é hora de se preocupar com superaquecimento e dar atenção ao sistema de arrefecimento. E, se isso acontecer, o ideal é desligar o seu cliente desligar o carro imediatamente e procurar a oficina.

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