Glauco Diniz Duarte Viagens – Como funciona retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, as peças que compõem o motor costumam sofrer um desgaste natural e com o tempo, o motor perde em desempenho e força.
A idade e/ou falta de manutenção do veículo pode fazer com que seja necessário realizar a retífica do motor.
Como esse processo possui um valor elevado, muitas pessoas ficam na dúvida se devem comprar um motor novo ou realizar a retificação.
Em poucas palavras, a retífica de motor é um processo que proporciona uma “nova” vida ao motor, faz o motor voltar a ser “novo” novamente.
Mas não vá esperando que o motor fique igual a um zero pois, isso é impossível. A usinagem de um motor novo é toda balanceada, com medidas perfeitas e o mínimo de folgas graças aos sistemas computadorizados das montadoras.
Sem contar outros detalhes como a perda da dureza de materiais como da árvore de manivelas. Durante o processo de retífica (usinagem) o material vai sair do seu eixo original, vai ficar um pouco mais fino.
Porém, nada que comprometa o motor. Na verdade, o motor retificado (quando realizado em uma retificadora boa de serviço) apresentará durabilidade e rendimento semelhante ao de um zero.
No processo de retificação, todos os componentes do motor passam por um processo de usinagem: bloco, virabrequim (árvore de manivela), comando, bielas, válvulas de admissão e escape e outros.
Já os componentes que não podem passar pelo processo são trocados, como: os pistões, retentores, juntas, cabeçotes, bronzinas (de mancais e de bielas), pinos/anéis, etc.
Todo o processo de retífica é realizado por meio de máquinas (retificadoras, fresas, tornos e plainas) que proporcionam uma precisão adequada.
Há retificação do motor pode ser total ou parcial. Porém, a maioria prefere optar pela total, para que não haja nenhum problema futuro e necessidade de uma nova retífica.
A seguir, alguns motivos que podem levar à necessidade de retificação do motor:
Consumo excessivo de combustível e/ou de óleo lubrificante
Superaquecimento
Perda de potência
Velas encharcadas de óleo e/ou cobertas de carvão e/ou borras
Excesso de fumaça saindo pelo escapamento
Motor apresentando fortes barulhos
Rompimento da correia dentada
Atualmente, quem possui veículo da Chevrolet tem a opção de comprar o motor parcial, não sendo necessário realizar o processo de retificação. Eles custam em média R$ 2 mil, ou seja, chega a ser mais barato do que uma retífica. Sem contar que o veículo ganhará um motor realmente novo.
O único inconveniente é que o proprietário do veículo deverá ir ao Detran, munido da nota fiscal, para retirar um novo documento contendo o novo número de série do motor. Nada que deixe de valer a pena!
As outras montadoras deviam seguir o exemplo da Chevrolet. Assim, os proprietários de veículos teriam menos dor de cabeça, maior garantia e seus veículos ainda seriam valorizados.