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GLAUCO DINIZ DUARTE

Glauco Diniz Duarte Viagens – Como fazer retifica de motor

Glauco Diniz Duarte Viagens - Como fazer retifica de motor
Glauco Diniz Duarte Viagens – Como fazer retifica de motor

Glauco Diniz Duarte Viagens – Como fazer retifica de motor

Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os Primeiros cuidados com o motor após retificado começa no amaciamento do motor e depois do amaciamento os cuidados dobram!

Algumas regras básicas para um motor bom e duradouro:

  • Recomenda-se para a primeira troca de óleo e filtro de motor retificados nos primeiros 500 quilômetros;

  • No primeiro funcionamento não acelerar bruscamente e sim, dar partida no motor e deixar o veículo em marcha lenta até que ligue a ventoinha;

  • Após a ventoinha ser acionada por duas vezes o mesmo alcançou a temperatura ideal de trabalho e a partir daí o sistema de injeção, começa a reconhecer todos os parâmetros dos sensores, corrige marcha lenta, temperatura da água e do óleo, injeção do combustível, temperatura do ar, etc.

Outras recomendações importantíssimas!

  • Se for cabeçote com tuchos hidráulicos espere os mesmos carregarem, pois as válvulas não podem trabalhar fechadas;

  • Saia com o veículo acelerando suavemente e conforme rotação insira marchas, não estique!

  • Troque as marchas adequadamente, quando em percurso de testes;

  • Não rode com o carro em rotações muito baixa;

  • Não force o motor com cargas elevadas porque o efeito de vedação dos anéis do pistão ainda não está perfeitamente assentado;

  • Cuidado com o uso de produtos para partida a frio por muito tempo, pois podem diluir o óleo;

  • Mantenha o nível de óleo entre o mínimo e o máximo;

  • Mantenha o nível da água entre o mínimo e o máximo e com aditivo na dosagem correta;

  • Faça a primeira troca de óleo e filtro lubrificante entre 500–1000 km;

  • Também após alguns quilômetros rodados verifique o sistema de arrefecimento: nível da água e tensão da correia.

Observação: O correto é amaciar o motor em dinamômetro, mas nem todas as retificas ou oficinas disponibiliza deste aparelho. Este aparelho prepara o motor para sair amaciado. Calcula-se certas horas de trabalho, depois é trocado filtro e o óleo e colocado no veículo podendo rodar dependendo das horas testado 5.000 km ou mais, até a próxima revisão. Através de um painel de instrumentos tem se todas as visões: temperatura, pressão do óleo, torque submetido, e vários outras técnicas.

Caso tiver um dinamômetro em sua retifica ou oficina não exite em usá-lo!

Por hora usamos na prática as dicas acima mencionadas. Estas dicas bem feitas já é um grande passo para manter um motor bem amaciado!

Saiba mais em https://www.retificatonucci.com.br

Depois dos testes de amaciamentos:

O óleo aquecido flui rapidamente e limpa todas as partículas estranhas ao motor que tenham ficados aderidas após o recondicionamento. Essas partículas acumulam-se no óleo do motor e no filtro de óleo. Os primeiros 50 km já são suficientes para filtrar a maior parte de todas as impurezas. A primeira troca de óleo e filtro devem ser feitas até no máximo 500 km após o primeiro enchimento de óleo.

Revisões em caso de garantias

A maioria das retificas que recondicionam motores e montam, dão garantias dos serviços e peças por um determinado tempo, e também exige no máximo três revisões ou então cessa a sua responsabilidade, caso o proprietário ignore esta exigência.

Estas revisões são muito importantes para a vida útil do motor, pois são executados serviços de ajustes, inspeção total no motor, como:

  • Regulagem das válvulas; ponto importantíssimo pós-montagem;

  • Troca do óleo e filtro lubrificante;

  • Vistoria sobre vazamentos do liquido do arrefecimento e de óleo lubrificante;

  • Conferencia do sistema eletrônico (com aparelho Scanner);

  • Limpeza do filtro de ar;

  • Conferencia da tensão de todas as correias, principalmente dentada e os tensores.

  • Troca dos filtros de combustíveis.

Regulagem das válvulas

A conferência da regulagem das válvulas, nos primeiros quilômetros é muito importante, pois as mesmas tendem a ficar com medidas além das exigidas pelo fabricante ou da última regulagem quando montado: soltas demasiadamente (batendo) ou apertada (enforcada).

O motor com as válvulas desreguladas no sentido de estar presas, tende a esquentar o motor, falhar cilindros, pipocar, perca de desempenho e até mesmo rostir ou comer os cames do eixo comando de válvulas varetas de válvulas, tuchos, válvulas, balanceiros, etc.

As válvulas se estiverem soltas, além de ficar batendo, ainda faz com que o motor perca potência, pois as válvulas não abrem o suficiente, além é claro de danificar as válvulas.

A válvula de admissão não abrindo por completa debilita a entrada do ar dentro do motor resultando em uma mistura pobre. Estes fatos geram excesso de combustível e, excesso de combustível, pode lavar os cilindros ou então encharcar as velas danificando a partida do motor.

A válvula de escape abrindo pouco, prejudica a saída dos gases queimados e os que não queimaram, resultando em carbonização nas saídas de escapes chegando a obstruir (entupir) o escapamento e até o catalisador. Neste caso motor perde potência.

No sistema de ciclo Diesel, estes fatos são desastrosos para o motor, porque criam crostas na cabeça do pistão e regiões dos anéis, até que o mesmo devido o sobe e desce em seu curso, venha a riscar os cilindros e até travar os anéis dos pistões. Com isto, o motor começa a perder compressão e, motor diesel sem compressão é o fim.

Motor diesel depende de compressão total do ar para que gere uma excelente explosão. Não tendo compressão perde se: o desempenho do motor, o motor aquece, não anda, consome óleo, combustível e fica difícil partida e muitos outros fatores.

Troca do óleo lubrificante

A primeira revisão é datada na etiqueta nos primeiros 500 ou 1000 quilômetros rodados. Esta data e quilometragem devem ser respeitadas, pois é a mais crítica depois que se faz o motor, porque todas as impurezas da retifica do motor, estão suspensas neste óleo e alojada dentro do filtro lubrificante na verdade isto já acontece nos primeiros 50 quilômetros.

Depois desta troca é marcada a próxima que deve estar perto de 3.000 quilômetros e a última da revisão perto de 5.000 quilômetros e depois trocar constantemente com 5.000 quilômetros para motores ciclo Otto (gasolina e álcool).

Nos motores a diesel segue a ordem de primeira troca com 500 a 1000 km à segunda troca com 5000 km e a última com 10.000 km. E depois segue esta quilometragem.

Observação importante: Estas quilometragens de intervalos de trocas de óleo dependem muito também da qualidade e especificação do óleo de motor e de como é usado este motor. Também outro item importantíssimo é de quando trocar o óleo, troque também o filtro lubrificante. Nunca troque óleo sim e filtro não, isto não existe e ainda elimina a função do óleo, porque todas as impurezas que estão no filtro velho passarão para o óleo novo

Vistoria sobre vazamentos do liquido do arrefecimento e de óleo lubrificante

Na revisão também são verificados e eliminados pequenos vazamentos de óleo, água ou quaisquer outros danos que pode vier acontecer nas vedações de óleo ou água. Estes defeitos são raros de acontecer se o motor estiver funcionando corretamente, pois na retifica do motor e montagem foram observados todos estes itens e reparados para que isto não ocorra, mas se ocorrer serão corrigidos nas revisões.

Conferencia do sistema eletrônico (com aparelho Scanner)

Embora o assunto de revisão esteja se tornando muito complexo, talvez, o leitor pode achar de mais estes parágrafos aqui mencionados, mas acontece que a injeção eletrônica faz parte quase que total nos veículos brasileiros no sistema Otto, como no sistema diesel.

Revisar, rastrear o sistema de injeção é fundamental também nas revisões. Isto evita problemas gravíssimos se nos primeiros dias de funcionamento do motor recondicionado apresentar qualquer falha no sistema de injeção.

É bom lembrar que: o sistema eletrônico depende do sistema mecânico como o mecânico depende do sistema eletrônico. Um danifica o outro em caso de pane.

Filtro de ar

Na revisão, o filtro de ar deve ser inspecionado contra danos, impurezas ou umidade e caso apresente qualquer suspeita destes gêneros deve ser substituído imediatamente e nunca limpar com ar comprimido ou batendo sobre madeiras, parede ou qualquer outro método. Verificar se a vedação está correta, se a mangueira do purificador está intacta, etc.

Observação: Em hipótese alguma deve entrar pó dentro do motor, por mais fina que seja estas partículas! O filtro de ar é peça é fundamental para o funcionamento do motor ele é responsável por manter o ar sempre puro e filtrado. Este elemento filtrante deve ser trocado em todas as revisões recomendadas.

Filtro de ar sujo impede o fluxo de ar debilitando a mistura ar/combustível, fazendo com que o veículo perca rendimentos, envie sinal errado para a central, e com isso a aceleração ou marcha lenta do veículo possa ficar oscilando.

No veículo a diesel o motor pode ficar sem aceleração e perca do turbo compressor, pois o motor diesel depende de ar puro constante, sem ar o motor diesel não funciona.

Correias

Confira a tensão de todas as correias, principalmente dentada e os tensores.

A correia dentada e o tensor deve ser colocado sempre novos, uma vez tensionada corretamente e se for original ou de boa qualidade elas tem duração de 40.000 km, em situações normais, ambas as outras correias.

Observação: Não tensione demasiadamente correias de espécie alguma que trabalhe em motor e muito menos use correias incorretas, de marca duvidosas, incompatível. Também não deixe que trabalhe folgadas. A tensão da correia deve seguir conforme o manual do fabricante. Igualmente para correntes. Os tensores não devem cair no chão ou levar qualquer tipo de pancada, e nem estica-lo demasiadamente além do que é permitido, não lave com solvente e nem retire a blindagem dos tensores, não engraxe, não ponha tensores duvidosos para correias dentadas e poli “V”.

Observando estes itens, poucos serão as revisões nesta parte. Logicamente que na revisão devem ser vistos e conferidos todos os itens importantes! Não é porque está escrito que a vida útil de uma correia dentada chega a 40.000 km, que tem obrigação de durar!

Após o término das revisões e se todas as etapas foram todas cumpridas, com certeza o motor está pronto para trabalhar por muitos quilômetros. Não se esqueça das revisões preventivas, esta também é muito importante. E ao sinal de quaisquer irregularidades procure imediatamente uma assistência técnica capacitada.

Importante: Nunca desmonte ou leve em outra oficina ou retifica de motores, o motor que foi reparado em uma determinada reparadora e a mesma garantiu todos os serviços, peças, etc. Agindo assim, perderá todos os direitos de reclamação, salvo se a mesma se recusar a prestar as garantias oferecidas. Também, não tente manipular a reparadora se fez algo de errado com o motor ou qualquer parte mecânica, elétrica ou eletrônica de seu veículo. Nas reparadoras competentes existem reparadores capacitados e treinados, com certeza vai descobrir que ouve erros por parte do condutor.

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