Glauco Diniz Duarte Viagens – Como fazer retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, retifica de motor é um procedimento realizado comumente para reparar quaisquer possíveis danos causados pelo desgaste do uso do motor.
É algo bem natural, geralmente, vai consertar pequenos defeitos que ocorrem com frequência, não porque tenha ocorrido algum problema em específico. É apenas um procedimento para prolongar a vida útil do equipamento e permitir usá-lo por mais tempo.
Na prática, significa que você vai remontar o motor para estabelecer as suas condições originais e operar com nível semelhante ao de quando foi projetado.
O procedimento exige a utilização de uma máquina para conseguir a precisão necessária e envolve todos os objetos contidos no motor como as bielas, o cabeçote, as válvulas de admissão e escape, entre outros elementos.
Nas próximas linhas, descreveremos de maneira bem sucinta como deve ser o procedimento em alguns desses objetos.
Como fazer a retifica de alguns elementos de um motor
1# – Cabeçote
A retifica do cabeçote é uma das mais complicadas de se fazer, com um número enorme de etapas.
Teste para verificar rachaduras, substituição ou conserto de válvulas e escape, regulagem de pastilhas, entre uma infinidade de outras operações.
2# – Bloco
São tirados riscos, lubrificado o pistão, alisadas as paredes dos cilindros do motor, entre outros reparos.
3# – Bielas
São realizados reparos na madrilhadora da Biela. Elas são retificadas para as medidas padrões, são trocadas as suas buchas.
4# – Virabrequim
Esse serviço também é realizado em um aparato cilíndrico específico para a função. As medidas de precisão são pré-determinadas pelas tabelas dos fabricantes do motor. Deve ser feito um teste para verificar se não há trincas nesse material.
Depois de aprovado, o virabrequim passará por uma correção de seus colos de bielas e das partes que são apoiadas nos blocos e que receberão as bielas.
5# – Retirada e lavagem do motor
Esse deve ser o primeiro ato desse procedimento. A lavagem química para retirar o óleo e promover a limpeza das peças.
Em seguida, é feita uma seleção das peças que estão em bom estado e, portanto, podem ser reaproveitadas.
É realizada uma pulverização das peças que foram selecionadas, utilizando para esse ato óleo anti-ferrugem.
6# – Comando de válvulas
Essa peça é responsável por executar a tarefa de abrir e fechar as válvulas de admissão e de escape. Tudo isso sincronizado com o funcionamento do motor.
Com ela, é feito um teste para detectar possíveis trincas e também para averiguar sua altura e angulação.
Se a peça estiver apta a continuar sendo utilizada, será efetuada uma retífica nos colos centrais. Caso contrário, deverá ser feita a sua substituição.