Glauco Diniz Duarte Viagens – Como fazer retifica de motor
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor sofre um desgaste natural com o passar do tempo e da frequência de uso, e suas peças necessitam de reparos. Em função do atrito entre os componentes, é habitual o surgimento de folgas no interior do sistema, levando à perda de potência e ao aumento do consumo de óleo e combustível. É justamente neste instante que entra a retífica do motor. Saiba mais aqui!
Basicamente, retífica de motor consiste em realizar uma sequência de ajustes e reparos no motor, a fim de retomar as suas características originais. Esse método demanda a retirada e abertura do conjunto. Além disso, há peças que não têm condições de conserto e exigem troca, como é o caso dos anéis, bronzinas, juntas e pistões.
Tipos de retífica de motores
A retífica do motor é classificada de dois modos:
parcial: restaurada somente a parte inferior do motor (bloco, pistões, bielas, camisas e virabrequim) ou a parte superior do cabeçote (bloco, comando de válvulas, guias e sedes);
completa: ambas as partes são recuperadas.
Importante! Esse tipo de serviço deve ser realizado por oficinas especializadas, pois elas têm propriedade e experiência para indicar a melhor alternativa de retifica para o seu automóvel.
Sinais que apontam a necessidade de retífica de motor
Alto consumo de óleo e combustível
O principal indício desse problema é a falta de vedação no sistema, que pode ser causada pelo desgaste da superfície de conexão entre o bloco do motor e o cabeçote. Isso faz com que o fluido lubrificante presente no cabeçote, queime junto ao combustível, formando uma fumaça de coloração azulada.
Fumaça branca constante no escapamento
A geração de fumaça branca no escapamento é bastante comum quando o carro conta com álcool no seu tanque, em dias frios.
No entanto, quando o motor eleva a sua temperatura e a fumaça clara (e densa) continua sendo exalada pelo escape, certamente existe a presença de líquido de arrefecimento durante a combustão. Essa falha é proveniente do mesmo caso da anterior, ausência de vedação entre o bloco do motor e o cabeçote.
Baixo desempenho devido à alta quilometragem (>100.000)
Esse fator indica que o motor já está muito usado e, possivelmente, os seus componentes já contam com desgastes acentuados. Por causa dessa situação, a baixa performance pode ser identificada por alguns fatores:
dificuldade para dar a partida;
perda de força em subidas;
aquecimento prematuro do motor.
A alta quilometragem exige uma revisão geral para verificar a necessidade de retífica e garantir que o carro volte a funcionar em perfeitas condições.
Quando o motor apresenta vazamentos ou perde a sua capacidade de compressão, o ruído emitido por ele torna-se semelhante a um motor antigo. Esse problema deve ser corrigido o quanto antes para evitar complicações futuras.
A retífica vai restaurar as fissuras geradas, dando um novo acabamento na superfície, a fim de garantir a estanqueidade do sistema.
Aspectos que devem ser analisados após a retífica de motor
Depois da retífica, você precisa avaliar o estado do motor. Para isso:
veja se o bloco está seco, sem a presença de água ou óleo em suas juntas e conexões;
ligue o motor e observe se há falhas, trancos, ruídos ou barulhos estranhos;
após alguns minutos, desligue o carro e verifique a coloração da fumaça que sai do escapamento. Se ela for branca, é bem provável que ainda exista água no motor. Caso seja escura, há uma queima excessiva de óleo, provocada pelo vazamento dos retentores;
faça a medição do óleo e corra por 1000 km com o automóvel. Depois, faça uma nova verificação para comprovar se o nível do reservatório baixou ou não.