Glauco Diniz Duarte Viagens – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a retirada da água do combustível é fundamental para a “saúde” do motor, principalmente hoje com a evolução dos motores diesel, onde cada vez mais se aplicam monitoramentos eletrônicos e bombas de injeção que requerem um combustível dentro de padrões rígidos de limpeza e ausência de água.
É recomendável a troca do filtro de combustível a cada 10.000 km e drenagem da água a cada semana.
Para que seu filtro do combustível funcione adequadamente e tenha uma vida útil estendida confira as dicas para manutenção e troca do elemento:
Para drenar a água
Verificar visualmente no copo transparente (se houver) a presença de água;
Abrir o respiro no cabeçote;
Abrir o dreno e esgotar toda a água do copo;
Fechar o dreno e o respiro;
Preencher o filtro com combustível, caso necessário;
Funcionar o motor.
Para troca do filtro combustível
1 – Abrir o respiro no cabeçote;
2 – Abrir o dreno e esgotar todo o combustível do filtro;
3 – Remover o copo e o filtro do cabeçote;
4 – Remover o copo e limpar o assento do o’ring; 5 –
Colocar novo o’ring lubrificado com óleo limpo (acompanha todo filtro novo);
6 – Apertar manualmente o copo no filtro;
7 – Montar o filtro+copo no cabeçote, rosqueando de 1/2 a 3/4 de volta após o encosto;
8 – Pressionar a bomba manual até que saia combustível pelo plug respiro;
9 – Fechar plug respiro;
10 – Acionar o motor e verificar possível vazamento ou entrada de ar.
Importante:
Não utilizar ferramentas para montagem do filtro. Na desmontagem pode-se utilizar a chave apropriada para retirada do copo ou uma cinta de couro, removendo o filtro.
Dicas para aplicação correta dos filtros.
Devemos sempre aplicar o filtro especificado originalmente pela montadora, respeitando cada aplicação. Vazão e micronagem são os fatores mais importantes na aplicação de um filtro.