Glauco Diniz Duarte Viagens – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a manutenção do motor de um automóvel depende de vários fatores. Um dos mais importantes é a limpeza do sistema de arrefecimento. Não é uma das tarefas mais fáceis, diga-se de passagem. No entanto, com as ferramentas adequadas, é uma atividade perfeitamente possível de ser realizada. Veja agora como fazer a limpeza do sistema de arrefecimento do seu carro da maneira correta. O seu motor agradece!
Utensílios necessários
Antes de começar a limpeza em si é preciso separar alguns utensílios que serão importantes durante o processo: chave ajustável, baldes vazios, toalhas, água, mangueira, anticongelante e o kit de limpeza.
Começando a limpeza do sistema de arrefecimento
Para começar a limpeza o veículo precisa estar em um local nivelado, espaçoso e bem iluminado. O motor precisa estar frio. A válvula de drenagem deve ser desapertada com o auxílio de uma chave ajustável. Após isso, o fluido de refrigeração do radiador deve ser drenado para um balde vazio. Não esqueça de fechar a válvula após isso.
Instalação do kit de limpeza
Agora é a hora da instalação do kit de limpeza: na maioria dos casos é necessário cortar o canal de alimentação do motor para instalar o “T” a linha refrigerante. Depois todas as conexões devem ser seguradas para conectar a mangueira ao kit de limpeza. Um divisor deve ser colocado na parte superior do radiador (onde a água e o refrigerante serão derramados). Não esqueça de ligar a mangueira ao divisor para que a água e o refrigerante sejam despejados no balde.
Após isso, ligue o motor do carro e abra a água da torneira que estiver conectada a mangueira. O refrigerante passará a circular e sairá através do divisor que foi colocado no radiador. A água deve ser bombeada até que passe a sair com um aspecto mais reluzente. Nesse momento é preciso desligar o motor e a mangueira. Esse é o sinal mais claro de que o motor já estará limpo.
Agora é hora de drenar o fluido do radiador novamente. É preciso abrir a sua válvula de drenagem e vazar o líquido para um balde. Após isso, feche a válvula. Isso deve ser feito para que os últimos vestígios de poeira e partículas sejam eliminados.
Depois de feito tudo isso é o momento de colocar o anticongelante no radiador. Ele deve ser inserido até que seja possível ver a circulação do refrigerante. Depois disso é só colocar a tampa do radiador e fechar.
Agora que todo o processo acabou é muito importante dar uma volta com o carro para testar se tudo está funcionando normalmente. Observe as luzes de aviso do painel: se alguma delas for acionada pode ser sinal de algum problema na limpeza. Caso contrário, significa que tudo saiu como esperado e que o carro está mais potente e com um motor mais eficiente.