Glauco Diniz Duarte Viagens – Como lavar motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nos últimos tempos, os motores de ciclo diesel têm apresentado excelentes inovações. O objetivo é proporcionar uma maior economia de combustível e provocar menos poluição no meio ambiente. Desde janeiro de 2013, o diesel S-10 entrou em cena e mostrou ser um grande avanço tecnológico.
A fórmula do diesel tem sido alterada para produzir um combustível cada vez mais limpo. Exemplo disso é a evolução do diesel S-1800, S-500, S-50 e S-10. Esse último é o tipo mais avançado e trabalha junto com as tecnologias Selective Catalytic Reduction (SCR ou redução catalítica seletiva — Arla 32) e Exhaust Gas Recirculation (EGR ou recirculação de gases do escapamento).
Mas, na prática, quais foram as mudanças? Por que elas foram necessárias? Como interferem no dia a dia do consumidor? Veículos antigos podem usar o novo combustível? Saber essas respostas pode fazer toda diferença na hora de uma conversa com um cliente. E isso vai elevar a confiabilidade da sua oficina. Confira!
Diesel S-10. Afinal, por que esse nome?
O óleo diesel é um dos derivados do petróleo e surge por meio da destilação. É composto principalmente por hidrocarbonetos (átomos de hidrogênio e carbono). Mas possui também outras substâncias, como o enxofre, o nitrogênio e o oxigênio.
Atualmente, são comercializados apenas o diesel S-10 e o S-500. De acordo com o artigo 4 da resolução № 65 da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o diesel S-50 e S-1800 não estão mais disponíveis desde janeiro de 2013 e janeiro de 2014, respectivamente.
A descrição do combustível varia de acordo com o teor de enxofre. O S-10 possui um teor máximo de enxofre de 10 ppm. Simplificando: existem 10 miligramas de enxofre para cada 1 quilo do líquido. O S-500 possui teor máximo de 50 ppm.
Diferenciar esses 2 tipos de diesel pela aparência é fácil. O S-10 possui uma cor bem clara, quase amarela. Já o S-500 possui tonalidade avermelhada. Isso porque a ANP regulamenta o uso de um corante nesse combustível.
Motores mais antigos podem usar o S-10?
Nos veículos que usavam outros tipos de diesel e passaram a trabalhar com o S-10, pode ocorrer o entupimento de mangueiras e bicos. Isso porque o diesel S-10 tem a capacidade de limpar a sujeira (como veremos mais adiante), e por isso ele pode empurrar alguns sedimentos para o sistema de combustível.
Realize uma limpeza do tanque de combustível e da injeção, além de trocar os filtros, antes de mudar o abastecimento. Já no caso dos veículos que têm motorização com a tecnologia Euro 5, o combustível usado deve ser apenas o S-10. Usar diesel S-500 pode causar sérios danos ao motor.
Por que foi necessária a mudança na fórmula do diesel?
As legislações ambientais estabelecem normas para o controle de emissão de poluentes, o que tem sido um dos estímulos para essa evolução das tecnologias nos combustíveis. O Proconve foi criado em 1986 pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para reduzir o nível de poluentes emitidos por veículos novos.
Essa redução é progressiva, e atualmente estamos no P-7 (similar à legislação europeia Euro 5). A cada fase, a indústria automobilística deve desenvolver tecnologias que cumpram com os novos padrões estabelecidos.
Quais são as principais vantagens de usar o diesel S-10?
Melhor desempenho
Quando se fala em óleo diesel, algo importante a se analisar é o nível de cetano presente. Esse componente faz com que a queima de combustível seja mais eficiente e melhora a partida a frio. Quanto mais cetano, melhor. O S-500 pode chegar até 42 de cetano. Já o diesel S-10 pode alcançar até 48.
Menos gastos com manutenção
Uma das vantagens dos veículos novos que já utilizam o diesel S-10 é com relação à limpeza. Isso acontece porque há menor formação de sedimentos no reservatório de combustível e em seus componentes. Esse combustível apresenta mais hidrogênio e por isso é mais solvente que os outros.
Dessa forma, tem uma capacidade maior de limpar uma superfície. Quem conhece a manutenção de ônibus e caminhões sabe que esses veículos acumulam sedimentos no tanque e no sistema de combustível. Isso prejudica o desempenho e afeta a vida útil do motor. Por ser mais solvente, o S-10 ajudará na manutenção do propulsor.
Maior intervalo de troca do óleo lubrificante
Como mencionado acima, o motor fica mais limpo com o uso do novo diesel. Assim, menos resíduos serão absorvidos pelo lubrificante. Estando mais limpo, ele poderá ser usado por um período de tempo maior. O fato de possuir menos enxofre no combustível também contribui para haver menos resíduos no lubrificante.
Além da troca de óleo, outros cuidados devem ser tomados para garantir o bom funcionamento de um motor diesel.
Menos poluição ambiental
As novas características desse combustível reduzem a quantidade do óxido de nitrogênio em até 98% e de óxido de enxofre e de outros materiais particulados em até 80%. Essas partículas são formadas quando ocorre a queima do produto na câmara de combustão. Essas substâncias poluem a atmosfera, contribuem para a chuva ácida e podem causar problemas para a saúde, como doenças respiratórias.