Glauco Diniz Duarte Viagens – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, motor acelerando sozinho é uma situação que pode acontecer ocasionalmente ao parar no sinal ou com o carro em movimento. Por ser um problema comum, listamos os principais fatores que podem contribuir para isso e selecionamos dicas para evitar esse problema.
Principais causas do motor acelerando sozinho
Problema ao pisar na embreagem
Uma das causas do motor acelerando sozinho é a folga no virabrequim. Isso significa que ao pisar na embreagem o sensor de rotação manda informações erradas ao atuador de marcha lenta, interpretando que o motor está atrasado ou adiantado.
Entradas de ar
O cálculo inicial do módulo prevê a entrada de uma certa quantidade de ar, porém, caso perceba uma contradição nos registros é sinal de que tem mais ar entrando, alterando o resultado final. Para evitar esse problema, a dica é checar as entradas de ar para que não haja nenhuma entrada falsa.
Motor fora do ponto é outro problema comum para o motor acelerando sozinho. Essa situação gera uma série de irregularidades nas informações mandadas ao módulo de injeção eletrônica, alterando o comportamento do sistema na aceleração.
Problemas elétricos
Embora muitos motoristas não saibam, a causa do motor acelerando sozinho pode ter origem no sistema mecânico. Por isso, é essencial verificar falta de aterramento, interruptores defeituosos ou ligações malfeitas.
Corpo de borboleta
O corpo de borboleta sujo ou com defeitos pode fazer com que o carro permaneça acelerado até mesmo em ponto morto. Para evitar esse problema a dica é limpar este item e resetar o sistema pelo scanner para que o motor volte a funcionar normalmente.
Atuador de marcha lenta
A atuador de marcha lenta pode ter sua funcionalidade prejudicada por uma série de informações erradas mandadas ao módulo. Porém, um defeito no próprio módulo pode resultar no motor acelerando sozinho e deve ser trocado.