Glauco Diniz Duarte Viagens – Como lavar motor diesel por dentro
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o motor é uma engrenagem complexa, composta por centenas de peças de diferentes naturezas, como blocos metálicos, fios, borrachas, velas, etc. Tal como qualquer item de um automóvel, é importante zelar pela limpeza do motor. Manter essa parte do carro limpa garante a extensão de sua vida útil e uma série de outros benefícios.
Contudo, o motor também é algo sensível que não pode ser lavado de qualquer maneira, com o uso de água e sabão à revelia. Uma limpeza malfeita pode prejudicar o motor e gerar um grande prejuízo. Para isso existe a limpeza técnica do motor, uma lavagem apropriada para esse importante parte do veículo com o uso de materiais e equipamentos que não danificam seus componentes.
Por que lavar o motor do carro?
Atualmente os carros possuem várias partes eletrônicas que compõem o motor. Essas peças invariavelmente acumulam sujeiras como poeira, terra, folhas e galhos de árvores, e isso é inevitável.
A sujeira cotidiana que se acumula sobre o motor não prejudica seu desempenho ou durabilidade. Se sua preocupação for com mecânica e desempenho, não há necessidade de lavar o motor. Na maioria dos casos a limpeza é uma questão estética, para os proprietários que querem manter o motor com visual de novo.
Quando se quer vender o veículo também é possível que ter o motor limpo facilite a tarefa de encontrar um comprador, além de até aumentar o valor da venda. Afinal, mostrar que o carro está bem cuidado é um grande passo para dar confiança a quem tem interesse em adquirir um bem tão valioso.
Contudo, sujeira em excesso pode sim prejudicar o motor, pois pode ocasionar evitar oxidações e consequente perda de tensão elétrica, além de ruídos, atritos e perda geral de eficiência do motor. Os problemas podem ser agravados em casos de contaminação por vazamento de óleos e fluídos do próprio veículo.
Seja por qual motivo for, às vezes é importante lavar o motor do carro. Dito isso, se decidir executar essa limpeza é importante fazê-lo da forma correta. Uma lavagem mal feita pode trazer inconvenientes, que em casos extremos podem exigir a troca de importantes componentes do motor, causando prejuízos na casa dos milhares de reais.
Existem três métodos para a limpeza dos motores automotivos.
A maneira mais conhecida e tradicional de se limpar o motor é a lavagem com água e sabão.
Isso mesmo, pode parecer estranho e de fato é. Antigamente, porém, quando os motores tinham poucos componentes eletrônicos e as cidades tinham muitas ruas sem asfalto, era comum as pessoas cobrirem as poucas partes elétricas do motor com plástico (ex.: bateria) e lavar tudo que houvesse embaixo do capô com água e sabão. Como havia muito acúmulo de barro e sujeiras espessas nas engrenagens, esse era um método que cumpria seu papel, eliminando a sujeira pesada e restaurando a aparência do motor do veículo.
Contudo, com a evolução dos carros e a inclusão de itens eletrônicos cada vez mais sofisticados, a lavagem do motor também precisou evoluir. Além de obsoleta, a popular lavagem com água se tornou desaconselhada e duas novas técnicas surgiram.
Uma das técnicas modernas é a lavagem com vapor de água. Com o uso de máquinas que expele vapor de água a altas temperaturas é possível remover sujeiras pesadas sem uso de produtos nem da força. Além disso, essa técnica evita o problema de causa choque térmico no motor que ainda está quente, pois o vapor também está em altas temperaturas. A vantagem em relação à lavagem com água comum é que se usa muito menos água e obtém-se um melhor resultado, com limpeza mais profunda e menor risco às partes elétricas, tudo isso num tempo reduzido.
Por fim, a técnica que mais tem chamado atenção ultimamente é a lavagem à seco. Como economiza água e com o uso dos produtos corretos ela pode ser feita por qualquer pessoa, essa técnica tem atraído muitos adeptos. Com esse método o motor é limpo com ajuda de pincéis, panos e produtos específicos, que ajudam na desoxidação e dos componentes eletrônicos e revitalização das mangueiras e partes plásticas, aumentando sua durabilidade.
A lavagem a seco também é a melhor opção para remover os resíduos que podem prejudicar o funcionamento do motor, pois os produtos utilizados são específicos para cada tipo de material e não agridem as partes sensíveis do motor.
A lavagem do motor a seco
Apesar do nome pomposo essa lavagem é muito simples. Com os materiais e produtos corretos somados a uma boa dose de paciência qualquer pessoa pode fazer uma limpeza do motor a seco. Utiliza-se produtos específicos para cada tipo de material que compõe o motor do carro (borrachas, plásticos, metais e componentes elétricos), pulverizando-os sobre a peça a ser limpa. Para a remoção do produto com a sujeira utiliza-se pincéis e panos de flanela e microfibra. Como os produtos não agridem as peças o processo pode ser repetido quantas vezes for necessário para a remoção total da sujeira.
Algumas das vantagens da lavagem a seco…. Em tempos de racionamento de água, economizá-la na hora de lavar o carro não é uma má ideia; uma lavagem em um lava jato convencional gasta em média 350 litros de água por cada lavagem, imagina como seria bom economizar água toda vez que você for lavar seu carro?
Cuidados que se deve ter com a lavagem a seco
O primeiro cuidado que se deve ter é com… a água. Isso mesmo. Pesar de ser uma lavagem a seco, utiliza-se cerca de 300 ml de água para umedecer as luvas de microfibra que serão usadas para passar os produtos em algumas partes do motor (quase nada se comparado a uma lavagem com água tradicional). O contato da parte elétrica do motor com a água deve ser cauteloso e o pano deve estar apenas umedecido, jamais molhado ou encharcado.
Outro cuidado importante é com a frequência da lavagem. Como veremos adiante, não há período definido para lavagem do motor, depende muito da frequência de uso e do gosto do proprietário. Não é incomum algumas pessoas lavarem o carro toda semana ou quinzenalmente. Mas o motor não pode ser lavado com tanta frequência, pois ele não se suja com tanta rapidez e a repetição do processo de limpeza pode prejudicar as peças.
Cuidado com o jeitinho
Além dos métodos que destacamos, tem gente que arrisca formas alternativas para deixar o motor limpo. Cuidado com o uso de produtos milagrosos, como óleo diesel ou de mamona, para a higienização do motor do seu carro. Esses materiais podem apresentar um benefício aparente e imediato ao facilitar a remoção da poeira e deixar mais brilhosa a superfície onde foram aplicados. Contudo, depois de pouco tempo eles ressecam as partes de borracha e plásticas, danificando-as e causando risco de corrosão e vazamentos.
Quando devo fazer a lavagem do motor?
Não existe um prazo indicado para se fazer a limpeza do motor. Atualmente, inclusive as montadoras nem indicam a lavagem preventiva.
Portanto, o indicado é fazer somente quando houver necessidade. Não tem mistério, quando você levantar o capô do carro e observar que o nível de sujeira sobre o motor já está entrando sob a capa protetora e prejudicando as engrenagens, talvez seja a hora de fazer a limpeza.