Glauco Diniz Duarte Viagens – Como tirar bico injetor do motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, os bicos injetores são responsáveis por pulverizar a quantidade de combustível correta na mistura ar/combustível admitida na câmara de combustão.
Com o tempo é comum o acúmulo de resíduos no bico injetor, dificultando a injeção de combustível.
Nessa hora é recomendado a limpeza dos mesmos evitando posterior troca do conjunto.
Cuba ultrassônica
A lavagem ocorre principalmente na cuba ultrassônica, nela encontra-se um produto químico específico para a limpeza de bicos injetores, no caso um detergente neutro específico para esta aplicação.
Em conjunto com o produto de limpeza, a cuba ultrassônica esquenta o fluido para aumentar o rendimento da limpeza e emite uma vibração ultrassônica capaz de remover a sujeira encontrada nas paredes do bico (entra em ressonância com os resíduos).
Este equipamento é muito encontrado em ambientes médicos e culinários devido sua alta eficiência de limpeza.
Teste de vazão
Após a limpeza os bicos são trocados de equipamento e avalia-se a vazão de cada um deles.
Neste teste o responsável pela lavagem dos bicos injetores deve colocá-los para operar em sua pressão de trabalho, normalmente 2 bar para motores ciclo Otto, e pulsar a abertura das válvulas presentes no bico, de acordo com a rotação do motor durante 1 minuto, ao finalizar o volume de combustível presente no recipiente deve ser o mesmo que encontra-se no manual do mecânico.
O equipamento exerce uma pressão de teste, definida pela fabricante do bico injetor, e durante o tempo de teste não deve vazar nenhum fluido presente no bico.
Teste de equalização
Os bicos são acionados em conjunto, seguindo a ordem de injeção do motor durante 1 minuto, no final do teste todas os recipientes devem conter a mesma quantidade de fluido de teste, provando que o sistema está equalizado, ou seja, todos os bicos possuem a mesma vazão por pulso.
Teste de leque
O equipamento é capaz de simular o leque de injeção, ou seja, o ângulo que o combustível sai do bico. Cada um dos bicos tem um leque específico e deve ser consultado no manual do fabricante.