Glauco Diniz Duarte Viagens – Como funciona compressor de ar automotivo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, de modo geral, o ar-condicionado do carro tem como principais elementos o compressor, as mangueiras, os conectores, os tubos por onde circulam o gás. Assim, se o veículo estiver sem gás, está com vazamento.
Confira os componentes:
Repare, antes de tudo, se houve algum vazamento. Em caso afirmativo, não basta apenas trocar o gás, será preciso descobrir a causa de estar vazando, para solucionar de vez o problema.
Cheque se há falta de vento, conferindo os fusíveis. Eles podem estar queimados.
Observe se o compressor está girando. Para isso, você dá partida no veículo, depois liga o ar-condicionado e analisa debaixo do capô. Você identificará o compressor se encontrou um tipo de bomba perto de uma correia. Caso o ventilador esteja ligado, assim como o ar-condicionado e você reparou que o centro da polia não gira, pode ser sinal de problema na embreagem elétrica do compressor.
Se a falha não está aí, dentre as possibilidades que podem ser checadas estão: fios partidos, interruptores quebrados, problema no selamento interno, correias soltas.
Antes de começar a solução de problemas de ar condicionado você precisa de compreender que não é tão fácil quanto você imagina. Há muitas coisas que podem dar errado ao tentar consertar seu sistema de AC.
Quando o sistema não está lavado de todos os detritos e o óleo antigo nunca vai arrefecer inteiramente se houver muito ou se não houver líquido refrigerante suficiente você encontrará o problema em que o ar não se refresca como deveria e poderá até ser um perigo. Modernos sistemas de ar condicionado devem ser limpos periodicamente e ter a quantidade correta de
Para quem não sabe como funciona o sistema de ar condicionado, desde que esteja funcionando, não pensa nas centenas de peças que trabalham juntamente para nos trazer conforto do ar condicionado. O compressor é das peças que é muito usada no verão, pois provê o ar frio para o automóvel.
Ele realiza exatamente o que seu nome diz: comprime o gás refrigerante e o manda para o condensador do seu carro. Esse processo todo é alimentado por correias de transmissão do motor. O gás refrigerante líquido a alta pressão, é convertido em um gás e passa por dentro de um sistema de tubos onde o calor do gás é eliminado rapidamente, realizando assim o seu arrefecimento. O gás arrefecido depois é convertido para a forma líquida, já que ele retorna ao compressor. O gás de refrigeração é utilizado para refrigerar o ar da cabine do carro.
OS 6 MAIS COMUNS DEFEITOS:
1 – Defeito na ventoinha do condensador.
2 – Defeito no compressor.
3 – Vazamento de gás refrigerante.
4 – Fusível do compressor queimado (do ar-condicionado).
5 – Defeito em relé (menos comum, mas acontece).
6 – Correia do compressor com defeito, ou até a falta dela por algum fator externo.
O mais comum deles é a falta de gás que quase sempre ocorre por vazamento. Para não ter problemas com seu ar-condicionado faça manutenção periódicas em oficinas especializadas. Assim ele nunca vai te deixar na mão e seu dia vai ser mais fresco.