Glauco Diniz Duarte Viagens – Como desmontar compressor de ar automotivo
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quando o inverno acaba e o calor chega com força total, o ar-condicionado — que andava praticamente esquecido — volta a ser item obrigatório para enfrentar o trânsito, principalmente nas grandes cidades como Belo Horizonte.
Mas antes de apertar o botão e esfriar a temperatura, fique atento à limpeza do ar-condicionado automotivo. Quando os filtros e demais partes do sistema estão sujas, podem causar sérios problemas para o dono do carro e todos que o utilizam.
A MANUTENÇÃO PREVENTIVA FAZ BEM PARA A SAÚDE E O BOLSO
O recomendado é que a higienização do ar-condicionado seja realizada a cada seis meses e a manutenção (que envolve a troca de filtro, óleo e outros componentes) a cada 30 mil quilômetros rodados. Se esses procedimentos não forem feitos, o acúmulo de ácaros, fungos e mofo pode causar dores de cabeça e de garganta e diversas doenças respiratórias, como rinite e asma.
Vale lembrar que alguns carros já estão saindo de fábrica com filtros anti-ácaros, mas ainda assim a limpeza é necessária.
No quesito economia, um ar-condicionado limpo garante que o aparelho trabalhe com o máximo da sua potência. Além disso, fazer a manutenção das peças é sempre mais fácil e barata do que consertá-lo quando quebrar. Sem contar nos problemas que você pode ter até arrumá-lo, como enfrentar o calor, encontrar uma autopeças confiável, ou até ficar sem o carro enquanto o reparo é feito.
Para que você não passe por todo esse sufoco, fizemos um check-list com os principais itens que devem conferidos na limpeza do ar-condicionado automotivo. Anote para fazer você mesmo essa inspeção ou acompanhar o trabalho de um profissional.
FILTRO
Conhecido como filtro de ar, de pólen ou de cabine, essa peça fica escondida atrás do painel e é responsável por segurar a sujeira e proteger todo o sistema.
Atualmente, existem dois tipos de filtro: um branco, chamado de filtro de partícula; e o de carvão ativado — o mesmo usado nos filtros de água e nas velas — que tem maior capacidade de filtrar gases e odores.
Sua necessidade de troca vai depender da situação do filtro, ou seja, da frequência e da intensidade do uso.
Uma boa dica para saber se é hora de trocar é ficar atento ao cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação — quando é preciso aumentar a velocidade para ventilar, é sinal de que a substituição precisa ser feita. Nessa ocasião, consulte a Atual Autopeças e confira as melhores opções de filtro de ar para o seu carro.
E atenção: nem todo carro possui filtro de ar. Antes de levar o seu para a higienização, vale a pena dar conferir no manual para não ser cobrado por uma autopeça que nem existe no seu carro.
TUBOS
A limpeza na tubulação interna do sistema costuma ser feita por um produto em spray que elimina as impurezas, bactérias e fungos acumulados. Simples, prático e fundamental.
EVAPORADOR E COMPRESSOR NA LIMPEZA PESADA
Se as manutenções preventivas não foram feitas de forma eficiente, pode ser preciso fazer um trabalho de higienização mais profundo, desmontando o painel do carro para chegar ao evaporador. Esse componente parece com um radiador e é responsável por gelar o ar.
Nessa limpeza pesada, todas as peças são retiradas, limpas e montadas de novo para, em seguida, os componentes eletrônicos do painel serem religados. Imagine o trabalho e o preço desse procedimento, que ainda pode demorar dias para ser feito, dependendo do profissional.
O compressor comprime o gás que refrigera o ar, fazendo com que ele circule pelo sistema centena de vezes por minuto. E como ele é o único componente do sistema de ar que possui peças móveis, é preciso trocar o óleo lubrificante — que deve ser de baixa viscosidade e com uma composição química especial.
COMPONENTES REVISADOS A CADA 30.000 KM
Na manutenção completa a cada 30 mil quilômetros é indicada a revisão dos componentes que acabamos de citar e outros não menos importantes, como mangueiras, válvulas de enchimento, filtro secador e gás refrigerante. Fique de olho!
E lembre-se que se for necessário comprar novos componentes, evite o mercado paralelo que pode comercializar peças falsificadas.
PREVENIR É MELHOR DO QUE CONSERTAR
Como você pôde ver, a manutenção preventiva do ar-condicionado automotivo não inclui muitos itens — e pode ser feita com rapidez e pouco investimento. Além disso, algumas atitudes simples no seu dia a dia podem contribuir com a qualidade e a vida útil dos componentes, como por exemplo:
– evite deixar o ar-condicionado desligado por muito tempo (ligue uma vez por semana, pelo menos);
– abra as janelas para esfriar o interior do carro antes de ligar o ar;
– desligue o ar-condicionado antes de desligar o carro, evitando uma parada brusca do sistema.
Agora que você conhece os componentes e sabe como funciona a limpeza do ar-condicionado automotivo, está pronto para pôr a mão na massa ou conversar com mais segurança com um profissional — nas duas situações, dá para poupar um dinheiro e bastante dor de cabeça.