Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é importante o motorista conhecer as diferenças entre os combustíveis além de ter conhecimento de qual o ideal para o seu uso.
A origem e as aplicações são as principais distinções entre eles, no entanto, mais que abastecer, é preciso conhecê-los bem para que possa evitar problemas futuros no automóvel.
Características do diesel
O diesel, que também é conhecido como gasóleo, é originário da destilação do petróleo e é usado para o abastecimento de motores movidos a este tipo combustível.
Algumas características positivas fizeram dele virar um sinônimo de confiabilidade.
Ele trabalha em baixas rotações, em alta compressão e os motores diesel geralmente tem funcionamento mais simples. Ônibus, furgões, embarcações marítimas, caminhões, locomotivas, maquinários e até geradores são alguns dos veículos/máquinas que utilizam esse tipo de combustível.
Obviamente ele tem os seus prós e contras, pois os carros mais velhos movidos a diesel são os grandes vilões do trânsito brasileiro.
A situação é ainda mais grave por conta da grande frota de ônibus e caminhões que dependem desta alimentação. Além disso, nem todos possuem catalisadores eficientes.
O Diesel é proibido nos veículos de passeio no Brasil?
Sim, o Brasil é um dos poucos países que ainda proíbe o uso de diesel nos carros de passeio, e isso é lei. A proibição também está sendo aplicada em algumas cidades da Europa.
Já houve diversas discussões em Brasília referente a tal lei, mas ela acaba sendo discutida sem chegar a nenhum acordo. Um dos pontos mais criticados é o aumento de emissões e mortes por poluição.
A última vez que o assunto entrou em pauta para análise foi em 2016.
A lei que impede o abastecimento desses veículos com diesel foi criada em novembro de 1976.
Atualmente, além de caminhões, furgões, embarcações, ônibus e outras configurações citadas anteriormente, veículos utilitários de tração 4×4/reduzida e picapes com carga superior a 1.000 kg estão autorizados a usar os motores movidos a diesel.
E a gasolina, tem restrições?
Já a gasolina não possui restrições, como mostramos na matéria especial: tipos de gasolina. Temos hoje no mercado os tipos comum, aditivada, premium e formulada, cada uma com as suas propriedades.
A comum, a mais consumida, é simples e mais barata em comparação com as demais, possui octanagem IAD (Índice Antidetonante) mínima de 87 e contém adição de etanol anidro de 27%, como indica a lei.
Já a Gasolina Aditivada é mais cara em relação a comum. Ela recebe um pacote de aditivos detergentes/dispersantes que auxilia na limpeza do motor, isto é, a aditivada mantém bicos injetores, velas, válvulas de admissão e a câmara de combustão limpos, além de outros benefícios.
A Premium chega a ser ainda mais cara, e pode conter outro nome variando de acordo com a empresa que comercializa. A Petrobras, por exemplo, a batizou de “Podium”. Esse tipo de gasolina tem índice antidetonante maior (mínimo de 91) e é mais recomendada para automóveis de alta performance.
A Formulada é a caçula da família e surgiu em 2011/2012. Geralmente, ela chega a ser mais barata e é produzida com mistura de correntes de hidrocarbonetos. Podendo ser feita por agentes econômicos (formuladores e centrais petroquímicas), os produtores devem ter uma autorização pela ANP.
A discutida liberação do diesel para os carros de passeio traria benefícios em partes, e os mais beneficiados seriam os taxistas e motoristas que trabalham com transporte por aplicativos, além de pessoas que utilizam muito o veículo para outros serviços.
Veículos movidos a diesel são mais caros mas, em contrapartida, tem durabilidade maior. A redução de gasto com combustível pode chegar a 30%. Além da economia, esses carros conseguem gerar um torque mais forte, possibilitando um bom desempenho com baixo consumo.
O preço dos veículos com esse motor tende a ser maior e muitos deles são potentes e tecnológicos. Um exemplo simples é comparar os valores das picapes à venda no Brasil e ver que as versões a diesel são bem mais caras.
Motor a diesel é mais durável, e é por isso que vemos muitos caminhões velhos rodando sem nenhum problema pelas rodovias. Isso conta muito. Por ser mais robusto, ele consegue ter uma durabilidade maior em comparação com o movido a gasolina. Porém, como nem tudo é positivo, pode preparar o bolso, pois as manutenções contam com altos preços.
Para os preocupados com barulhos, carros a diesel costumam vibrar mais e isso é uma característica normal dele. O lado bom é que pode ser resolvido facilmente com materiais isolantes e abafadores.
Ele também pode poluir menos, mas infelizmente veículos diesel com catalisadores e filtros mal conservados, consequentemente poluem mais. Entre os carros mais velhos, o caso é ainda mais grave, pois eles conseguem poluir mais do que vinte veículos modernos.
A tecnologia também está a favor, pois tal liberação favorece as montadoras a atingir suas metas de consumo no Inovar-Auto, dentre outros benefícios.
Vantagens do veículo a diesel
Motor mais durável
Consome menos
Preço do diesel é menor
Maior torque, resultando em acelerações mais fortes
Desvantagens do veículo a diesel
São mais caros
Manutenção também é mais cara / menor oferta de oficinas
Motor vibra mais e faz mais barulho
A gasolina já é bem complexa, sendo que a comum não trará muitos pontos positivos, mas a aditivada, como explicamos anteriormente, oferece um pacote completo para manter a limpeza do motor.
A gasolina é o combustível que trará eficiência nas arrancadas, conseguindo gerar mais potência comparativamente ao etanol, por exemplo. Como o valor de octanagem maior, a queima é eficaz e para quem gosta de acelerar, é um prato cheio.
Dentre as desvantagens, o preço é uma delas, além da grande poluição do ar com as emissões de CO2. As partículas e o NOx podem afetar diretamente causando sérios problemas, principalmente doenças respiratórias.
Vantagens do veículo a gasolina
Preço de compra menor
Manutenção mais barata
Oferta maior de oficinas que trabalham com carros a gasolina
Motor vibra menos e é mais silencioso
Desvantagens do veículo a gasolina
Combustível mais caro
Consumo maior
Motor dura menos
Torque menor que o motor diesel
Catalisador
Desde que foi criado, o catalisador contribui para que carros, caminhões e motos deixassem de projetar mais de um bilhão de toneladas de poluentes. A qualidade do ar nas grandes e pequenas cidades seria muito pior sem ele. Sua função é reduzir a toxicidade das emissões dos gases de escape dos motores de combustão interna.
O catalisador consegue operar nas reações dos três principais gases controlados e é capaz de reduzir mais de 90% dos hidrocarbonetos (HC), dos monóxidos de carbono (CO) e dos óxidos de nitrogênio (NOx) que são produzidos pelos motores a combustão movidos a gasolina e/ou etanol.
Muitas fabricantes vêm se preocupando com o tema poluição e, em razão disso, as melhorias na motorização são cada vez mais discutidas e implantadas para melhorar a qualidade do ar, principalmente nas grandes cidades como São Paulo, Nova York e outras.