Glauco Diniz Duarte Viagens – Compressor de ar condicionado automotivo com defeito
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, se você possui um sistema de climatização em seu automóvel, é essencial conhecê-lo por completo, para que problemas possam ser evitados ou sejam detectados o mais cedo possível. O ar condicionado de um carro é uma peça essencial para qualquer veículo moderno, principalmente em momentos de extremo calor, onde é necessário que os vidros se mantenham fechados para que ocorra o resfriamento interno do veículo.
Uma das peças essenciais para que esse arrefecimento ocorra é o compressor do ar condicionado. O compressor do ar condicionado automotivo faz exatamente o que seu nome diz: comprime o gás refrigerante e o envia para o condensador do automóvel. Este processo todo é alimentado por correias de transmissão presentes no motor.
Quando o gás refrigerante líquido está em alta pressão, ele passa para o estado gasoso e percorre um sistema de tubo em que o seu calor é eliminado de forma rápida, sendo arrefecido. Após este processo, o gás resfriado é novamente convertido para a forma líquida, já que retorna ao compressor do ar condicionado.
Quanto tempo de vida útil possui o compressor do ar condicionado do seu veículo?
O tempo de vida útil de um compressor é difícil de ser determinado, assim como qualquer peça automotiva, mas você pode ficar atento a alguns fatores que podem ajudar a determinar durante quanto tempo o compressor conseguirá trabalhar.
Idade: O primeiro fator é a idade do veículo. Carros mais novos possuem sistemas de refrigeração mais modernos e confiáveis. Se, durante os primeiros anos, as manutenções preventivas forem feitas de forma correta, os defeitos serão raríssimos.
Desgaste: Assim como outras partes do automóvel, à medida que a quilometragem e a idade do veículo vão aumentando, é comum que o desgaste das peças ocorra e o sistema comece a falhar e apresentar mau funcionamento com mais frequência.
Defeito: Se o compressor do ar condicionado começar a apresentar algum tipo de defeito, é melhor ficar atento, uma vez que ele pode comprometer todo o sistema de climatização, fazendo com que o arrefecimento do ar do veículo não funcione.
Peças: Além de ser recomendada a revisão e limpeza do compressor regularmente, independentemente de o sistema estar funcionando bem. É essencial que sejam usadas de qualidade, caso seja necessário trocar o compressor do ar condicionado do seu veículo. Assim, a durabilidade da peça será maior e você não lidará com dores de cabeça futuras.
Caso apareça algum problema no sistema de arrefecimento do seu veículo, procure um centro automotivo de confiança, com mecânicos capacitados para identificar qualquer problema que seu carro possa apresentar.