Glauco Diniz Duarte Viagens – Injeção eletrônica diesel common rail
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, bico Injetor é o nome atribuído ao componente de injeção ou Válvula de injeção eletromagnética como também é popularmente conhecido.
Os injetores realizam papel importante quanto ao bom funcionamento de um veículo, pois são responsáveis dentro do sistema de injeção por pulverizar o combustível na câmara de combustão do motor com precisão e pressões corretas, para desencadear o ciclo de movimento do motor fazendo assim com que o veículo obtenha seu melhor desempenho, tanto em eficiência quanto em economia de combustível.
Dentro do segmento dos veículos diesel existem dois principais tipos de injetores: os Injetores diesel “mecânicos” e “eletrônicos”.
Os bicos injetores eletrônicos fazem parte do sistema de injeção eletrônica “CommonRail”, de uma forma geral são constituídos de um metal resistente para que suportem a alta temperatura e a exposição a pressões elevadas que partem de 0 a 2.800 bar de pressão, internamente eles são compostos de diversas peças e ajustes essenciais para seu funcionamento. Seu comando é feito a partir de válvulas magnéticas que variam entre o sistema indutivo (bobina) e sistema piezzo.
Bicos Injetores diesel mecânicos com a inovação tecnológica e o sistema de controle de emissões de poluentes mais exigentes com foco em preservar o meio ambiente, estão sendo substituídos pelo sistema “Common Rail” para minimizar a poluição. Os veículos que utilizam esse tipo de sistema apresentam pressão inferior ao “CommonRail”, atingindo pressões máximas de 600 bar e seu funcionamento é menos preciso pois a pulverização é realizada de forma totalmente mecânica.