Glauco Diniz Duarte Viagens – Como tirar bico injetor do motor diesel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, para que o carro se mova, o motor realiza explosões dentro das suas câmaras de combustão. O ideal na hora da queima é que o combustível esteja o mais espalhado e misturado com ar possível.
É nessa hora que entra o bico injetor: ele é a parte da injeção eletrônica responsável por espirrar o combustível dentro da câmara de forma rápida, ao mesmo tempo em que mistura o líquido com ar. Assim, a queima é instantânea a partir da faísca gerada pela vela.
Para funcionar corretamente, o bico precisa estar coordenado no ciclo de combustão do motor, espirrando o combustível para dentro apenas quando a câmara está vazia.
Porque limpar bicos injetores entupidos?
Como explicamos acima, é preciso que o motor esteja coordenado para que o funcionamento não dê problemas. Mas o problema dos bicos injetores entupidos é que a injeção de combustível acaba não sendo no volume ideal.
Em alguns carros, o sistema mecânico até envia para o bico injetor entupido a quantidade correta de combustível, mas as obstruções no interior da peça fazem com que a injeção não aconteça completamente no tempo certo.
O problema do bico injetor entupido é mais comum do que parece, em consequência de gasolina ou álcool de qualidade ruim. O resultado é um gasto de combustível muito maior e que pode pesar no bolso.
Não tem como evitar: eventualmente o bico vai entupir e uma atitude deve ser tomada. O ideal é trocar o bico injetor, já que não existe como ter 100% de certeza de que a limpeza irá corrigir o problema, mas isso pode ser uma alternativa cara.
Se você conversar com um amigo ou tentar pesquisar na internet, pode ser que encontre alguém dando a dica furada de se colocar querosene no tanque de gasolina para fazer a limpeza de bico injetor. Não faça isso.
Não existe qualquer prova de que a querosene limpa o bico injetor entupido. Pelo contrário, existem algumas indicações de que colocar querosene no tanque junto da gasolina só irá estragar diversas peças do seu motor.
Limpeza de bico injetor: como fazer
O certo é primeiro identificar quais bicos estão dando problema. Para isso, ligue o motor e tire com cuidado os cabos das velas de cada pistão de uma vez. Com isso, é possível identificar pela mudança de barulho qual pistão está com o bico injetor entupido.
Depois, retire os bicos que precisam de limpeza. Nesse momento é importante ter cuidado para não quebrar o bico ou para que as borrachas de vedação não fiquem presas ao motor e à flauta.
Com a peça fora do carro, você vai precisar conectá-lo a um transformador para que ele se abra para a limpeza. Sem corrente elétrica passando pelos seus sistemas, o bico injetor permanece fechado.
Com o bico injetor entupido aberto, mergulhe a peça em um recipiente cheio de desengripante específico para limpeza de bico injetor, que você encontra com facilidade em lojas de produtos para carro. Tome cuidado para deixar as conexões elétricas fora do líquido.
Espere um tempo para o bico ficar limpo. Agora é só secar a peça e recolocá-la no motor.
Essa limpeza, feita em casa, costuma ser eficiente, mas em alguns casos a sujeira causando o entupimento do bico pode ser impossível de tirar. Nesse caso, o ideal é trocar a peça por uma mais nova.
Algumas recomendações
Se você comentar com alguém que irá trocar todo o bico injetor entupido, pode ser que sugiram a troca apenas do filtro do bico. Tome cuidado com isso: a retirada da peça de filtragem interna pode quebrar o sistema de injeção sem deixar marcas. Você só descobre o erro quando já levou outros prejuízos.
Caso decida trocar o bico injetor entupido, o melhor é trocar todos os bicos de uma vez. Afinal, as peças tem uma durabilidade parecida. Se uma delas já está pedindo a substituição, as outras não vão demorar para fazer o mesmo.