Glauco Diniz Duarte Viagens – Como energia solar funciona
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, cada vez mais, o uso da energia solar como fonte de eletricidade garante economia e, principalmente, preservação do meio ambiente. É a tecnologia aliada a sistemas totalmente sustentáveis, com energia limpa e renovável conquistando espaço de destaque em residências, indústrias e no comércio.
A energia fotovoltaica em ação
Você já deve ter lido um monte de artigos falando sobre a energia solar e do quanto ela pode trazer economia para o seu bolso, não é mesmo? Essa é realmente uma das maiores verdades sobre a fonte de energia totalmente renovável e limpa, gerada a partir do sol. Porém, outra grande verdade sobre essa forma de geração de energia é a capacidade de produzir eletricidade preservando o meio ambiente.
Na prática, assim que o processo de conversão entra em cena, a energia que provém da luz solar se transforma em eletricidade. Aliás, é graça às células fotovoltaicas – que nada mais são que dispositivos elétricos que convertem a luz solar em energia – que a geladeira, televisor, ar-condicionado, e todos os eletrodomésticos da sua residência funcionam plenamente.
A mágica ocorre quando as células fotovoltaicas se agrupam, formando os chamados painéis solares – são eles que fazem a captação, transformando a luz solar em eletricidade que abastece não somente as residências, mas também grandes indústrias e comércios no país e no mundo.
Nada se perde na energia solar
Aposto que você pode estar aí se perguntando: e quando há muito sol (excesso de energia) ou pouca incidência solar? O que acontece com a energia gerada nas placas fotovoltaicas? Pois bem, como dissemos acima, na energia solar nada se perde e tudo se transforma em créditos para você ou sua empresa.
O excesso de eletricidade retorna à rede elétrica por meio do relógio de luz. É este equipamento que mede a energia da rua consumida quando não tem sol, bem como, a energia em excesso, quando tem sol demais projetado sobre a rede distribuidora. Essa energia solar que chega até a rede se transforma em créditos de energia, que o consumidor pode usar sempre que necessário – normalmente durante à noite ou no acumulado dos meses seguintes.
Viu só? Não tem tempo ruim quando se investe na produção de energia limpa e renovável: você paga menos sua conta de luz e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.
Falando ainda no funcionamento da Energia Solar, vale lembrar que cada distribuidora de energia tem suas próprias regras e é preciso seguir certas exigências para se conectar ao sistema de energia fotovoltaica na rede elétrica.
Sendo assim, não deixe de procurar profissionais especializados para fazer a melhor avaliação e encaminhar o sistema ideal para seu estilo de vida ou negócio.
Fonte de energia promissora
Não só pela grande economia que gera, mas também pela garantia de um meio ambiente mais preservado, a energia solar é considerada uma das mais promissoras da atualidade. Tanto é verdade que, países estão adotando o uso das fontes renováveis com foco na sustentabilidade e na redução de preços. Confira ainda outras vantagens do sistema:
fonte renovável e inesgotável de energia;
não poluente;
pouca manutenção;
painéis solares eficientes;
custos cada vez mais baixos.
Curiosidades
Durante os períodos do dia, a energia solar fotovoltaica funciona de diferentes formas e intensidades. Nos primeiros raios solares, ao amanhecer, a geração é iniciada. O pico maior de intensidade solar é por volta do meio-dia, e nessa hora o sistema produz muita eletricidade. É tanta energia produzida que, em muitos casos, o abastecimento é suficiente para todos os ambientes e ainda sobra os créditos energéticos para o consumidor.
E quando chove ou nos dias nublados? Como fica o sistema? Para você ter uma ideia da potência da energia fotovoltaica, o processo não depende de um céu limpo e muito sol para operar. Lógico que a produção de energia será em uma intensidade menor, mas ainda assim, estará ativa e fazendo seu papel.
Passo-a-passo: entenda de forma bem didática, como funciona na prática
O SOL incide nos painéis solares;
A ENERGIA é captada e convertida em eletricidade de corrente contínua;
O INVERSOR é quem transforma a corrente contínua em corrente alternada – forma de eletricidade que é consumida nas residências ou estabelecimentos comerciais/industriais;
VOCÊ consume a energia elétrica que provém do sistema fotovoltaico;
CONSUMO é captado pelo medidor, que mede os fluxos de entrada e saída – assim você controla a fatura da sua conta no fim do mês.