Glauco Diniz Duarte Viagens – como e a usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a utilização de energia limpa e sustentável gerada dentro do próprio campus será, em breve, uma realidade para a unidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo. Isso porque o campus é um dos três contemplados com a mais recente aquisição de usinas de energia solar fotovoltaica realizada pelo Ifal. Juntamente com Maragogi e Murici, Penedo soma-se aos quatro primeiros campi beneficiados – Arapiraca, Coruripe, Palmeira dos Índios e Piranhas –, cujo cronograma de instalação ficou comprometido devido à pandemia, mas terá continuidade neste início de segundo semestre.
No Ifal Penedo, o valor do investimento na usina fotovoltaica é de R$ 389.965,50. Segundo o diretor geral Felipe Thiago Souza, a aquisição resulta de um replanejamento orçamentário da reitoria, que sinalizou a possibilidade de contemplar mais três campi. “Como atende aos critérios técnicos de índice de irradiação solar, Penedo entrou na concorrência com outras unidades e o assunto foi pauta de algumas reuniões entre nós dirigentes e entre a equipe de gestão da reitoria e servidores do campus. Nessas discussões, sempre enfatizamos a necessidade da usina para reduzir o impacto dos gastos com energia elétrica na verba de custeio e para compensar o baixo investimento que o Ifal Penedo recebeu ao longo de seus quase 10 anos de existência”, destacou Felipe Thiago, comemorando o desfecho.
A expectativa agora é que, depois de instalada a usina, o campus consiga economizar e redirecionar para outras áreas os recursos atualmente destinados às despesas com energia elétrica. “Por ano, nós gastamos em torno de 350 mil reais. A partir da redução significativa desse gasto em nosso orçamento, buscaremos aplicar esses recursos em ações de ensino, pesquisa e extensão, ampliando, por exemplo, o número de bolsas voltadas para projetos dessas áreas e também das bolsas ligadas à Assistência Estudantil”, prevê o diretor geral do Ifal Penedo. Ele ressaltou ainda a contribuição da instituição para a sustentabilidade ambiental, a partir do uso de uma fonte de energia renovável de baixo impacto na natureza.
Cronograma
A primeira visita da empresa de engenharia responsável pela instalação da usina está marcada para a próxima segunda-feira, 20. O objetivo é vistoriar os telhados do campus, onde serão instaladas as placas fotovoltaicas para captação da energia solar. Segundo informações obtidas com o Departamento de Administração, após a vistoria, a empresa pede um prazo de 20 dias para elaboração do projeto e envio de um cronograma final de execução. Quanto à previsão para o término da instalação de toda a estrutura, o prazo médio dado é de três meses.