Glauco Diniz Duarte Viagens – como instalar usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, ainda existem muitos questionamentos em relação à compensação dos sistemas fotovoltaicos instalados.
Em nosso dia a dia esclarecemos diversas dúvidas de clientes que possuem mais de um endereço: comercial, residencial, rural, e que gostariam de obter o benefício da utilização da energia fotovoltaica em todos eles.
A boa notícia é que sim, é possível produzir energia elétrica a partir da energia fotovoltaica em um endereço e compensar em outro. Basta ficar atento às regras da Aneel, a agência reguladora de energia elétrica.
A resolução 482/687 da Aneel diz que a compensação pode acontecer caso a titularidade das faturas de energia dos os locais estejam com o mesmo CPF ou CNPJ do local de instalação da usina.
Assim, é possível dimensionar uma usina que atenda às necessidades de energia de todas as instalações e produzi-la em um só lugar.
Basicamente o que acontece é que o sistema fotovoltaico acaba produzindo mais energia do que o local onde ele está instalado consome, assim o “excesso” é injetado na rede de distribuição e, sendo a distribuidora informada sobre a compensação, outros endereços serão beneficiados com este “crédito” gerado.
Esse tipo de projeto é mais eficiente do que instalar o sistema fotovoltaico em cada local, concorda?