Glauco Diniz Duarte Viagens – oq sao energia fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a definição de energia solar é bastante simples: trata-se da energia que é derivada da luz e do calor do Sol, e que acaba sendo usada para ajudar que várias tecnologias distintas se estabeleçam.
Entre as principais tecnologias que dependem da energia solar para existir está o aquecimento solar e também a energia fotovoltaica, para citar os exemplos mais conhecidos!
Vale dizer que esse tipo de energia é considerado sustentável, porque não agride o meio ambiente e o mais importante: é compreendida também como renovável, porque o que a origina não vai deixar de existir e não é finito!
Qual o potencial da energia solar?
Dá para dizer sem medo de errar que a energia solar é provavelmente uma das mais potentes com as quais lidamos nos dias atuais. Ela consegue ser mais forte e muito mais ampla do que vários tipos de energia, estando acima de meios energéticos tradicionais e de outros tantos que são alternativos, como por exemplo:
A energia eólica;
A energia derivada do gás natural;
A energia derivada do petróleo;
A energia derivada do urânio;
A energia derivada do carvão;
Vale ressaltar que como já dissemos a energia solar não vai acabar nunca, ao contrário do que pode acontecer com fontes energéticas mais tradicionais, como o petróleo, o urânio, o gás natural e o carvão, entre outros!
Quais as funcionalidades da energia solar?
Agora que você já sabe o que é energia solar está pronto para entender as suas funcionalidades, ou seja, pode compreender como ela se aplica a uma série de tecnologias, que tem o objetivo de melhorar as nossas vidas! Apontaremos as mais conhecidas abaixo:
1 – A energia solar térmica
Essa é uma forma de energia alternativa que existe para aproveitar a energia solar para fins de aquecimento, ou como um meio de se produzir energia elétrica.
Essa tecnologia se aplica na indústria, mas pode ser usada também em residências. Sabe-se que a primeira vez que ela foi usada foi no deserto do Saara, em 1910, ou seja, há mais de 100 anos!
Na época o que se fez foi alimentar com vapor um motor, e esse vapor era fruto da água que estava sendo aquecida diretamente pelos raios solares emitidos!
2 – O aquecedor de água solar
Também chamado de coletor solar, esse meio é o mais popular para você usar a energia solar térmica. Serve para aquecer a água que é utilizada para o banho nas residências, mas também é uma alternativa para se ter água quente nos parques industriais, se gastando menos.
3 – A energia solar heliotérmica
Aí está um outro meio de fazer uso da energia solar, afim de transformá-la em energia elétrica. Funciona assim: coloca-se uma estrutura de espelhos no alto de uma torre ou em um tubo a vácuo. Essa estrutura é feita com espelhos e dentro dela haverá um líquido, que vai ser aquecido com os raios solares.
Com isso vai começar a subir vapor, e esse vapor vai gerando energia elétrica. É uma estrutura relativamente cara e um sistema um pouco complexo, mas a sua utilidade é muito interessante.
4 – A energia solar fotovoltaica
É possível converter energia solar diretamente em energia elétrica, e a forma de fazer isso é ter uma estrutura voltada para a energia fotovoltaica no ambiente em questão.
Esse tipo de energia existe há mais de 50 anos e todo o sistema funciona através do uso de painéis solares. É necessário também contar com inversores solares, placas, cabeamentos e conectores para que tudo trabalhe corretamente.
Não é uma estrutura barata de se estabelecer, mas que com o tempo a economia de energia elétrica tradicional será tão grande que compensará esse investimento!