Glauco Diniz Duarte Viagens – porque economizar energia elétrica significa também poupar os recursos naturais
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, desde que a terra era habitada, seres humanos e outras formas de vida têm dependido de coisas que existem livremente na natureza para sobreviver. Estas coisas incluem água (mar e de água doce), a terra, solos, rochas, florestas (vegetação), animais (incluindo peixes), combustíveis fósseis e minerais. Eles são chamados de Recursos Naturais e são a base da vida na Terra. Todos estes acima mencionados são naturais, e eles existem na natureza.
Nenhum ser humano criou. Nós bater em sua oferta para sobreviver e também para funcionar corretamente. Os recursos naturais estão todos ligados de alguma forma. Portanto, se alguém é tirado, isso vai afetar o fornecimento ou a qualidade de todos os outros.
Por exemplo, se a água é eliminada de uma área, a vegetação, os solos, animais e até mesmo o ar nessa área será afetada negativamente. Abaixo está uma ilustração simples de algumas grandes coisas que nós começamos a partir de alguns recursos naturais.
Os recursos naturais podem ser consumidos diretamente ou indiretamente. Por exemplo, os seres humanos dependem diretamente das florestas para alimentar, biomassa, saúde, recreação e maior conforto vivo. Indiretamente florestas atuar como controle de temperatura, controle de enchentes, proteção contra tempestades e ciclagem de nutrientes.
As matérias-primas às vezes, os recursos naturais podem ser utilizados como matérias-primas para produzir algo. Por exemplo, podemos usar uma árvore da floresta para produzir madeira.
A madeira é então utilizada para produzir madeira para móveis ou celulose para papel e produtos de papel. Neste cenário, a árvore é a matéria-prima. Cada item em sua casa foi feito a partir de uma matéria-prima que veio de um recurso natural.
A caneca de chá, eletricidade em casa, pão, roupas, você nomeá-los: cada um deles veio de um recurso natural. Os recursos naturais vêm em muitas formas. Ele pode ser um sólido, líquido ou gás. Ele também pode ser orgânico ou inorgânico. Ele também pode ser metálico ou não metálico. Pode ser renovável ou não renovável. Clique ao lado para ver o que cada categoria é composta de.
Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao Homem no processo de desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia do Sol e do vento. Já a água, o solo e as árvores que estão sendo considerados limitados, são chamados de potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.
O termo surgiu pela primeira vez na década 1970, por E.F. Schumacher no seu livro intitulado Small is Beautiful.
Os recursos naturais são os materiais que vem da natureza, como florestas, solo, água, minerais e a vida selvagem.
E eles não podem ser feitos ou mesmo manufaturados por fabricas como os outros produtos que são feitos pelo homem, como por exemplo o plástico.
A causa principal de preocupação hoje em dia é que nossas reservas de recursos naturais estão sendo dissipadas muito rapidamente, devido a todo o nosso desenvolvimento populacional e ao nosso uso dos recursos muito elevado. A forma como estamos constantemente desperdiçando a água, em um futuro próximo pode ocorrer de não termos uma gota de água sequer para tomar.
Para garantir que o nosso planeta sobreviva e, com isso, e nós também, a principal obrigação nossa é conservar todos os recursos naturais do planeta. Uma forma muito boa de se fazer isso é seguindo o conceito de sustentabilidade, no qual defende toda a preservação da natureza e meio ambiente.
Esta atitude não é assim tão complicada de ser tomada, basta somente que a pessoas se empenhem em mudar alguns hábitos mais rotineiros da sua vida, senão as futuras gerações podem não sobreviver.
O que Acontecerá Sem as Florestas
Dessa maneira que estamos derrubando as árvores e fazendo o uso da madeira para mobiliar as nossas casas, o que vai acontecer se perdermos todas as nossas florestas desta maneira, acabando com elas para fazer a construção das nossas casas ou somente para usar a madeira? Sem as nossas florestas nós não vamos ter o que comer, nem o ar fresco para podermos respirar.
Vamos nos sufocar até a morte, já que todos nós já sabemos que as plantas verdes são as responsáveis por nos fornecer mais oxigênio. A situação atual do meio ambiente no planeta nos desafia a conseguir preservar os nossos recursos naturais e, e ao mesmo tempo, poder possibilitar um bom desenvolvimento social e mais justo, permitindo com isso, que as sociedades humanas cheguem a uma qualidade de vida melhor em todos os pontos.
A vontade de consolidar novos tipos de desenvolvimento mais sustentável no Brasil requer a construção de opções de uso dos recursos naturais, mais sempre regida por uma boa racionalidade ambiental e também uma ética de solidariedade.
Precisamos também perceber que estamos em uma sociedade onde é mais do fundamental partir de uma excelente formação e de um conhecimento sólido dos mais diversos problemas e potenciais problemas ambientais. Transformar os materiais orgânicos do lixo em um bom adubo já é uma ótima opção a ser tomada, por que a coleta de várias cidades não tem esse tipo de ação e jogam o lixo sempre em um aterro.
Se não praticarmos essa atitude, o resíduo orgânico pode parar em redes pluviais e esse recurso natural se tornar impróprio para o uso. Uma outra pequena atitude, porém, com grandes resultados é apagar as luzes quando sair dos cômodos, o que diminui todo o gasto de energia elétrica desnecessário.
Ajude a Preservar o Meio Ambiente
Utilizar as torneiras somente quando for preciso e deixar o chuveiro sempre em “verão” nos dias de calor são alternativas fáceis de serem feitas que ajudam bastante na preservação do meio ambiente. Como o seu instrumento para promover a preservação ambiental, o ser humano tem leis que regem a maneira de agir com o nosso meio ambiente.
Apesar de várias vezes essas leis serem bem desobedecidas, temos que usar os meios disponíveis a fim de manter todos os recursos naturais e ambientes remanescentes. Os meios de conservação da natureza são nomeados pela legislação brasileira como Unidades de Conservação fazendo parte também do sistema brasileiro para proteção da natureza e são regidas pelo órgão federal IBAMA;
Compondo todo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), que foi criado em 18 de julho do ano de 2000, por meio da Lei Nº 9.985. Há várias outras medidas que são muito urgentes, que são abandonar as sacolas plásticas oferecidas em estabelecimentos.
Isso por que sacolas levam muito tempo para se decomporem na natureza, além também de poder acabar matando animais por asfixia, entupir os bueiros, entre várias outras coisas. Até mesmo as sacolas que são biodegradáveis, feitas com amido de milho, levam em média 10 anos para se decomporem.