Glauco Diniz Duarte Viagens – como economizar energia elétrica em sua residência
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a adoção de medidas de redução do consumo de energia elétrica pode resultar em uma economia de até 35% na sua conta de luz. Quem garante é a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor que, em 2013, realizou uma pesquisa para verificar quais hábitos são adotados pelos brasileiros sobre como economizar energia elétrica e reduzir a conta no final do mês. A pesquisa mostrou que apenas 32% de um total de 1.945 pessoas que responderam à pesquisa disseram tomar ao menos uma atitude para economizar esse recurso.
Mas por que reduzir o consumo? Além de garantir a economia de dinheiro, o uso consciente de energia elétrica é primordial para o meio ambiente. Como se sabe, além de ser um processo caro, produzir energia elétrica causa danos ambientais. As hidrelétricas constituem a principal matriz energética do país e suas instalações acarretam em mudanças nas paisagens de rios, vegetação e toda biodiversidade ao redor das usinas. No caso das termoelétricas, a geração emite gases de efeito estufa, com a queima de óleo e carvão usados em seu processo. Por isso, mesmo se não houvesse a preocupação em gastar menos com energia elétrica, seria preciso considerar os impactos ambientais que esse consumo acarreta.
Veja cinco dicas de como economizar energia elétrica em sua casa
1 – Aproveite ao máximo a luz do sol e a ventilação natural
Se você ainda não sabe como economizar energia elétrica, verifique se sua casa é possível clarear o ambiente e refrescá-lo abrindo uma janela, em vez de acender uma lâmpada ou ligar o ar-condicionado, por exemplo. Segundo a pesquisa da Proteste, casas com boa entrada de sol e ventilação natural demandam menos consumo da energia elétrica utilizada em iluminação e resfriamento em dias quentes.
2 – Use o ar-condicionado com moderação
Seguindo a primeira dica, você passa a entender como economizar energia elétrica usando menos ar-condicionado. Mas se isso não for possível na sua casa, programe o aparelho para quatro ou cinco graus abaixo da temperatura externa. É o suficiente para garantir conforto e evitar o desperdício de energia. Além disso, procure instalar o aparelho no alto, se possível em uma parede onde incida menos sol. E não esqueça de fechar bem as portas, janelas e cortinas do cômodo que está sendo refrigerado.
Outra dica sobre como economizar energia elétrica com o ar-condicionado é trocá-lo, sempre que puder, pelo ventilador. Segundo a Proteste, enquanto um ar-condicionado de 7.500 BTUs, utilizado todos os dias durante oito horas, custa, em média, R$ 59 por mês na conta de luz, o ventilador, utilizado com a mesma periodicidade, sai por R$ 4,25.
3 – Cuidados na hora de usar a máquina de lavar roupas
Para economizar não só energia elétrica, mas também água, acumule roupas sujas e lave-as apenas quando alcançar a capacidade máxima de sua máquina de lavar. Se tem secadora, utilize-a apenas nos dias frios e úmidos. E se sua máquina tem aquecimento de água, use essa função apenas quando necessário pois demanda muita energia elétrica.
4 – Atenção para o ferro de passar e chuveiro elétrico
Outros dois vilões do alto consumo de energia elétrica são o ferro de passar roupas e o chuveiro elétrico. Ao utilizar o primeiro, serve a dica para a lavagem: acumule roupas para passar. E evite ligar o ferro várias vezes no dia ou na semana. Uma dica da Proteste sobre como economizar energia elétrica é passar as roupas que necessitam de menos calor por último. Você pode passá-las após desligar o ferro, aproveitando enquanto ele ainda está quente.
Já os banhos com chuveiro elétrico não devem passar de 10 minutos. A medida também ajuda a economizar água. É importante, ainda, limpar os orifícios por onde passa água, para um melhor escoamento; e jamais deve-se reaproveitar resistências em mau estado de uso, pois além de aumentar o consumo, elas podem causar choques e curtos circuitos.
5 – Evite deixar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos sem uso ligados
A quinta dica sobre como economizar energia elétrica é uma das menos lembradas pelos consumidores. Adote o costume de ligar eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos apenas quando for utilizá-los. O modo “stand by” dos aparelhos também consome energia. Isso vale para aparelhos de televisão, de som, de micro-ondas e qualquer outro que tenha a função stand by.